O Município de Santarém e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR TEJO) assinaram este sábado, 11 de Março, pelas 15 horas, no evento “Tejo a Copo”, no Convento de São Francisco, um protocolo de colaboração com o objectivo de apoiar a promoção dos vinhos produzidos no concelho de Santarém com o selo Vinhos do Tejo. Desta forma, o Município vai financiar com cinco mil euros, a participação dos vinhos do Tejo certificados em concursos nacionais e internacionais até ao final de 2023.

Este apoio insere-se no âmbito da estratégia do Executivo no apoio ao desenvolvimento agrícola do Concelho. Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que “com este Protocolo, estamos a participar com a CVR Tejo numa iniciativa que visa a aposta, a promoção e a afirmação da atividade agrícola concelhia, na dinamização do agronegócio do território e na nossa região vitivinícola.

O Município pretende aumentar a visibilidade dos vinhos produzidos em Santarém oriundos da Quinta da Ribeirinha, da Quinta do Arrobe, da Quinta Monteiro de Matos, da Adega de Alcanhões, Duarte Durão e da Escola Superior Agrária de Santarém.”.

Luís de Castro, Presidente da Direção CVR Tejo, referiu que “a missão da CVR Tejo consiste em ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço. Ao longo dos últimos anos, a CVR Tejo tem desenvolvido um trabalho notório, junto dos produtores, permitindo a divulgação dos vinhos e o crescimento da região dos vinhos do Tejo, quer a nível nacional quer a nível internacional.”.

A participação nesses concursos, tem um retorno considerável na divulgação dos vinhos do Tejo, sendo de relevante interesse para o desenvolvimento da região, e dos concelhos a que respeitam os seus produtores, neste caso Santarém, promovendo-se uma atividade agrícola e económica de interesse municipal, mas também regional e nacional, contribuindo para o seu crescimento e reconhecimento.

Tejo a Copo

O Tejo a Copo teve lugar este sábado, entre as 15 e as 21 horas, no Convento de São Francisco, com centenas de pessoas a responderem afirmativamente ao convite para a degustação de vinhos dos 27 produtores presentes no certame.

Os visitantes que adquirissem um copo, no valor 3,5 euros, podiam provar uma vasta gama de vinhos que os produtores trouxeram para o Evento. Este ano com a o possibilidade de provar 5 vinhos exclusivos com senhas de 3 e 5 euros. Vinhos que também estiveram à venda com preços promocionais. Para acompanhar os vinhos, os restaurantes “Amassa”, de Santarém, e 150 gramas de Vila Franca de Xira apresentaram seis sugestões de petisco, que podiam ser saboreados por 6 euros cada.

Também na edição de 2023, tiveram lugar as conversas sobre vinhos, em três sessões, com o sommelier Rodolfo Tristão. A animação musical esteve a cargo de um DJ, no recinto, e para abrilhantar a festa no exterior, a banda “Gato Maltês” deu um concerto nos claustros do Convento.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…