O Município de Santarém recebeu, no dia 09 de Setembro, um grupo de 31 pessoas de Peralejos de las Truchas, Município de Espanha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Nuno Russo, Vereador da CMS, deram as boas-vindas à comitiva que visitou pela primeira vez a cidade de Santarém. Para Ricardo Gonçalves “este tipo de visita é muito importante nas relações entre cidades, principalmente quando ambas são banhadas pelo Rio Tejo”, aproveitando o momento para falar da falta de água que o Tejo tem e alertar para a questão da sustentabilidade do rio.

Peralejos de las Truchas, situado na província de Guadalajara, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, é a primeira vila por onde passa o rio Tejo e, por este motivo, Teo Madrid, Presidente deste Município, pretende visitar diversas povoações portuguesas por onde passa este importante rio, tendo oportunidade para conversar e trocar ideias sobre este.

Na ocasião, Teo Madrid ofereceu o livro “Gancheros”, onde se retrata uma tradição secular de transporte de madeira das florestas do Alto Tejo, essencial para a economia local da altura e que se extinguiu após a construção de barragens. Os gancheros eram trabalhadores encarregados de transportar troncos de madeira soltos, flutuando rio abaixo das regiões do Alto Tajo e da serrania de Cuenca para chegar a Aranjuez.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…