O Serviço Municipal de Proteção Civil encontra-se, desde as 4h00 da manhã, a trabalhar em estreita articulação com os Bombeiros, serviços municipais e restantes entidades envolvidas, na resposta aos efeitos provocados pela depressão Kristin no concelho de Almeirim.
Durante a madrugada registaram-se inúmeras ocorrências, nomeadamente a queda de dezenas de árvores, estruturas publicitárias e telhados, bem como pequenas inundações e outros constrangimentos causados pela tempestade e por falhas no fornecimento de energia elétrica.
Os trabalhos no terreno continuam e intensificam-se ao longo do dia, estando dezenas de operacionais a proceder à remoção de árvores e ramos caídos, bem como à resolução de outros problemas identificados.
Relativamente ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino:
– O Agrupamento de Escolas das Fazendas encontra-se a funcionar em pleno.
– No Agrupamento de Escolas de Almeirim, apenas a ESMA e a Escola Febo Moniz estão em funcionamento, assim como a escola Moinho de Vento. Uma vez que as restantes escolas se encontram sem energia elétrica, não sendo possível garantir o seu normal funcionamento ou o fornecimento de refeições.
Registam-se ainda duas vias com circulação cortada devido à queda de postes e árvores:
– Rua Flausino Maximiano Rabeca
– Estrada Vale Barrocas
Em nota publicada nas redes sociais o Município informa que “mantém contacto permanente com a E-Redes, procurando obter informação sobre a reposição do fornecimento de energia em todo o concelho. De momento, existem ainda zonas sem eletricidade e não é possível indicar um prazo definitivo para a reposição total.”
O Município apela também para que a “população evite deslocações desnecessárias e circule com especial cuidado, uma vez que persistem detritos nas vias.
O Município continuará a desenvolver todos os esforços, com os meios disponíveis, para garantir a reposição da normalidade no mais curto espaço de tempo possível.”
