A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, no dia 19 de Outubro, um parecer favorável com vista à criação da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) – Rio Torto, que está inserida no território da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Rio Torto, numa área total de 623.6 hectares no sul do concelho, abrangendo o território de S. Miguel do Rio Torto. A entidade gestora é a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

Na reunião de 7 de Setembro, a Câmara de Abrantes já tinha dado parecer positivo à criação da AIGP de Aldeia do Mato, no norte do Concelho, coincidente com a área da ZIF Aldeia do Mato, abrangendo áreas da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Martinchel e Rio de Moinhos, numa área total de 6 878 hectares. A entidade gestora é a Gestiverde.

As áreas integradas de gestão da paisagem estão a ser criadas a nível nacional em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio, e surgem numa estratégia de mosaico ou de descontinuidade da floresta, em que os espaços florestais são integrados em espaços agrícolas de forma a tornar o território mais produtivo e a aumentar a eficácia da prevenção contra incêndios. As AIGP prevêem diferentes modalidades de relação com os proprietários, podendo estes delegar a gestão do seu terreno à entidade gestora ou fazer a gestão mediante o plano proposto.

Segundo Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes ,este novo enquadramento “deixa-nos muito optimistas para com o futuro porque estas áreas são, de certa forma, muito semelhantes às das ZIF’s, mas com uma interpretação do território florestal muito mais abrangente, com a agricultura e o turismo a fazerem parte do processo, pelo que podemos ter aqui uma linguagem da paisagem completamente diferente de valorização do território”.

Leia também...
Foto de Arquivo

Declaração de calamidade na Serra da Estrela não prejudica outros territórios

A ministra da Coesão Territorial disse hoje à Lusa que a declaração…

𝐀𝐠𝐫𝐮𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐃. 𝐀𝐟𝐨𝐧𝐬𝐨 𝐇𝐞𝐧𝐫𝐢𝐪𝐮𝐞𝐬 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐢𝐧𝐠𝐮𝐢𝐮 𝟏𝟗𝟔 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, entregou os diplomas “Quadro de…

Iniciativa de limpeza e manutenção da Floresta Ripária da Ribeira de Santarém

Após os incêndios que decorreram no ano de 2017 e aproximando-se mais…

“Maria Manuel Cid, 100 Anos, 100 Poemas” é o novo livro de homenagem à poetisa chamusquense

“Maria Manuel Cid – 100 Anos, 100 Poemas” é o novo livro…