“Maria Manuel Cid – 100 Anos, 100 Poemas” é o novo livro da poetisa chamusquense Maria Manuel Cid (Mimela), editado com o objectivo de agraciar o mérito humanístico da autora, que vincou de forma muito positiva a cultura Chamusquense e cuja qualidade da sua obra literária alcançou os palcos nacionais.

O livro, que será lançado amanhã, dia 14 de Maio, pelas 16h00, na Sala do Despacho da Igreja da Misericórdia da Chamusca, conta com a chancela das Edições Cosmos e com o apoio do Município da Chamusca, num merecido reconhecimento cultural.

“Maria Manuel Cid – 100 Anos, 100 Poemas”, assinala o centenário da autora e reúne ao longo de mais de 130 páginas, 100 poemas declamados e cantados, assim como décadas de fotografias suas que assinalam uma vida dedicada à cultura, particularmente à poesia, ao fado e à música.

Numa organização da Câmara Municipal da Chamusca, a Semana da Ascensão será palco de uma noite de fados inteiramente dedicada a Maria Manuel Cid, na qual que serão cantados apenas fados da sua autoria.

A “Noite de Fados Mimela”, está marcada para dia 21 de Maio, à meia-noite, e terá lugar no salão da União Desportiva da Chamusca, numa merecida homenagem à grande poetisa chamusquense, que amava profundamente a terra que a viu nascer e que retratou como ninguém as vivências da Chamusca e das suas gentes.

Numa organização da Câmara Municipal da Chamusca, a Semana da Ascensão será palco, a 21 de Maio, de uma noite de fados inteiramente dedicada Maria Manuel Cid, na qual que serão cantados apenas fados da sua autoria.

Natural da Chamusca, Mimela, era apaixonada pela escrita, sendo o toiro, o cavalo e o campo as suas grandes fontes de inspiração. Rodrigo, João Braga, Carlos Zel, Nuno da Câmara Pereira, Teresa Tarouca ou Maria da Fé, foram alguns dos fadistas que cantaram os seus poemas, nos quais o Ribatejo, particularmente o touro e o cavalo estavam sempre presentes.

Maria Manuel Frederico de Seixas de Sousa Cid Guimarães Neves e Castro ou Mimela, como era carinhosamente conhecida, nasceu a 29 de Janeiro de 1922 e faleceu a 08 de Junho de 1994.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…