Iniciativa de limpeza e manutenção da Floresta Ripária da Ribeira de Santarém

Após os incêndios que decorreram no ano de 2017 e aproximando-se mais uma época de verão, o projecto Agir+ E6G vai realizar uma iniciativa de limpeza e manutenção da Floresta Ripária da Ribeira de Santarém, a qual se designa por ‘Floresta Viva’.

Para tal, desafiam a população para estar, no dia 30 de Junho, sábado, entre as 10h00 e as 12h00, nesta iniciativa que envolve crianças, jovens, familiares e toda a comunidade local, de modo a se mobilizarem em torno desta matéria. Pretende-se que, após a concretização desta iniciativa, os participantes adquiram uma maior consciencialização para a necessidade de limpeza de matas e florestas, bem como para a preservação da natureza, tornando-os cidadãos mais atentos e proactivos nestes domínios.

A iniciativa “Floresta Viva” visa os objetivos da limpeza de espaços florestais (matas, florestas, serras, entre outros) e reflorestação de áreas devastadas pelos incêndios.

Conta com o apoio técnico da EMAS – Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém e decorre de uma necessidade identificada, pretendendo-se que se traduza numa actividade mobilizadora e com impacto real. Para tal, para além do envolvimento dos participantes, foram desafiados os parceiros do consórcio, autarquia e junta de freguesia, bem como bombeiros e forças de segurança, para que de forma articulada se possa desenvolver esta iniciativa com ganhos visíveis para a comunidade.

O projecto Agir+ E6G pertence ao Programa Escolhas e trata-se de uma iniciativa governamental, tutelada pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações. Em Santarém, a entidade promotora é o LENE – Lar Evangélico Nova Esperança. O Agir+ E6G visa a inclusão social de crianças e jovens de Santarém, provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, através da participação em diversas actividades que têm como objectivo o desenvolvimento de competências não só pessoais e educacionais, como também, sociais, emocionais, afectivas e comunitárias.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS