União Desportiva de Santarém e 1.º de Dezembro empataram a uma bola, esta tarde, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém, em jogo a contar para 11.ª jornada da Série C do Campeonato de Portugal.
A turma scalabitana colocou-se em vantagem logo ao quarto de hora de jogo, por intermédio do central Tiago Palancha a concluir na cara do guarda-redes uma jogada de laboratório do ataque do União, na sequência de um pontapé de canto na direita do seu ataque.
No minuto anterior, no lance que ditou o pontapé de canto, Rafa rematou rasteiro, à entrada da área proporcionando ao guarda-redes do 1.º de Dezembro uma boa defesa para além da linha de fundo.
Sabendo trocar a bola entre sectores, coube à turma da casa o domínio do jogo, enquanto o 1.º de Dezembro respondia, aos 33 minutos, com um cabeceamento de Rodrigo ao lado do poste esquerdo da baliza do U. Santarém.
Com o jogo totalmente controlado, o União dispôs em cima dos 45 minutos, de uma excelente oportunidade para aumentar a vantagem, mas o cruzamento de Rafa não encontrou ninguém que empurrasse a bola, que cruzou toda a área, para a baliza do 1.º de Dezembro.
Na etapa complementar, a equipa visitante apareceu mais rápida sobre a bola e conseguiu instalar-se no meio campo adversário, optando pelos remates frontais, de fora da área, que não acertaram com a baliza à guarda de Marcelo.
Contudo, o 1.º de Dezembro deixava claro o aviso de querer lutar pelos pontos em disputa, enquanto se assistia a um União de Santarém mais recuado no terreno a tentar servir as suas pedras mais adiantadas, com destaque para Rafa e Xavi que rubricou uma excelente exibição ao serviço do colectivo.
Aos 71 minutos, Hélder Suker cabeceou para defesa de Marcelo, dando sequência a um período de jogo em que o 1.º de Dezembro se acercou mais da baliza unionista.
Contudo, o lance que ditaria o resultado final da partida aconteceu à passagem do minuto 82, com Lisandro Meneses a cair no interior da grande área na disputa de uma bola com Gonçalo Tavares que havia entrado ao minuto 77 para o lugar de Franco Almara. O árbitro Ricardo Martins (AF Braga) entendeu que a carga do defesa scalabitano foi fora de tempo e apontou para a marca de grande penalidade, tendo Sami empatado a partida aos 83 minutos.
A partir daí, o União procurou ter de novo o controle do jogo mas nem a expulsão do defesa do 1.º de Dezembro Gilson (acumulação de amarelos) por ter agarrado Landim quando este se esgueirava para a área contrária, conseguiria alterar a igualdade e a consequente divisão de pontos nesta partida.
Um resultado que castiga a falta de ambição da equipa da casa no segundo tempo, já que começou a defender, demasiado cedo uma curta vantagem.
Efectivamente, teve o pássaro na mão e deixou-o fugir, na recta final da partida, depois de uma primeira parte quase perfeita. O que é pena.