Paulo Queimado – Câmara Municipal da Chamusca

O que está pensado no município para assinalar esta quadra?

O Município da Chamusca manteve as iluminações de natal nas ruas da vila como forma de, num sentido simbólico e sem colocar em causa as questões de saúde pública, assinalarmos esta quadra festiva. Iremos também promover o fogo-de-artifício na noite de passagem de ano, lançado a partir das 00h00 de dia 1 de janeiro de 2021, do Miradouro de Nossa Senhora do Pranto. Apoiamos a Tagus Band no seu espectáculo que terá lugar no dia 20 de Dezembro, no Cineteatro da Chamusca, cumprindo os horários de recolhimento obrigatório e todas as normas da DGS. Trazemos assim uma oferta cultural diferenciadora aos nossos munícipes, marcando assim o espírito da época.

A Autarquia lançou algum tipo de medidas para atenuar as consequências das restrições impostas para contenção da pandemia e a crise económica que lhe está a associada?

O Município da Chamusca aprovou a isenção de taxas e tarifas para apoiar as famílias, o comércio e a restauração local neste período de pandemia. Esta medida aplica-se a todos os estabelecimentos e inclui a isenção do pagamento das rendas mensais de habitações que são propriedade do Município (para arrendatários com redução de mais de 30% nos rendimentos em virtude da situação de pandemia), a isenção de rendas dos estabelecimentos comerciais concessionados pelo Município (desde que encerrados por imposição das regras de combate à pandemia), a isenção de taxas pela utilização do espaço público (esplanadas, por exemplo) e ainda a isenção de tarifas de publicidade (desde que comprovada a diminuição de pelo menos 30% nos rendimentos em virtude das medidas de combate à pandemia). Além desta medida pontual, está em vigor no concelho o Regulamento de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos. O Município aprovou também a isenção de taxas de inumação nos óbitos provocados pela Covid-19. O Município da Chamusca lançou o Fundo de Emergência Municipal – Famílias. Trata-se de um instrumento financeiro de apoio às famílias do concelho, criado com o objectivo de minimizar as situações de precariedade económica provocadas pela pandemia Covid-19. Numa primeira fase, o Fundo de Emergência Municipal (FEM) tem uma dotação de 20 mil euros e destina-se a comparticipar as despesas mensais regulares – renda da casa, água, eletricidade e gás – das famílias residentes no concelho da Chamusca que apresentam quebra do seu rendimento disponível (igual ou superior a 25% face ao rendimento mensal verificado no anterior), provocado pelas medidas combate à evolução da pandemia. Este instrumento irá funcionar como um apoio suplementar e não pretende substituir os instrumentos e apoios já criados pelo Governo. Trata-se de um apoio temporário, ágil, de resposta rápida (pagamento em 5 dias úteis após o despacho favorável), e que não pode ser cumulativo com outros apoios recebidas pelas famílias para os mesmos fins. Para agregados familiares que tenham comprovadamente auferido uma redução no seu rendimento mensal disponível e que tenha sido uma redução igual ou superior a 25% em relação ao rendimento mensal (anualizado), antes da declaração da pandemia, e desde que o rendimento mensal do agregado familiar do último ano económico liquidado seja inferior ou igual àquele que consta em tabela divulgada na página oficial do FEM em www.cm-chamusca.pt/femfamilias.
O pedido é feito de forma digital, através do preenchimento do Formulário que está disponível na página www.cm-chamusca.pt/femfamilias. Nesta página está também disponível o Regulamento com todas as condições de acesso ao FEM.
O Município da Chamusca disponibilizou já cerca de 55 mil euros através de um protocolo de apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para a implementação de medidas de combate e mitigação da pandemia Covid-19. Em Abril foi assinado o protocolo com as várias IPSS do concelho, num valor de 27.500€, e já em Dezembro foi aprovada uma adenda ao protocolo com a renovação do apoio num valor de mais €27.600. Através deste protocolo, o Município apoia as IPSS do concelho na aquisição de Equipamentos de Protecção Individual (EPI), de produtos/material de limpeza e desinfecção e na comparticipação de testes Covid-19 que as instituições tenham necessidade de adquirir e que estejam fora dos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Esta é mais uma medida de apoio excecional do Município à comunidade do concelho, num tempo em que se torna imperioso e primordial o contributo das IPSS, enquanto prestadores de cuidados à população mais idosa, uma das mais vulneráveis a esta pandemia. As IPSS abrangidas pelo protocolo são: Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME – Centro de Apoio Social de Ulme, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira. O Município da Chamusca promoveu várias acções de desinfecção de recintos escolares onde se verificaram casos positivos de Covid-19. Trata-se de uma campanha de desinfecção que terá continuidade no futuro noutros recintos e insere-se na missão do Município em defesa da saúde pública e da segurança dos seus munícipes. No dia 30 de Novembro, realizou-se à desinfecção do Centro Escolar da Chamusca, do Jardim-de-Infância da Carregueira e Centro de Apoio Social da Parreira. Estão já programadas novas acções de desinfecção na Escola Básica e Secundária da Chamusca e na Escola do 1.º Ciclo da Carregueira. A tarefa foi efetuada por elementos dos Bombeiros Voluntários da Chamusca, que tiveram formação. Neste momento estão constituídas mais duas equipas com funcionários do Município e bombeiros. O equipamento utilizado para a desinfecção foi todo adquirido pelo Município da Chamusca e vai servir todo o concelho.

Que mensagem quer deixar aos munícipes nesta quadra?

O ano de 2020 que termina foi dos mais difíceis, senão mesmo o mais difícil, do século XXI. Foi certamente um dos anos mais desafiantes para o Município da Chamusca, a que tenho a honra de presidir desde 2013. Tudo fizemos para minimizar os impactos humanos, económicos, sociais e ao nível de saúde pública da terrível pandemia Covid-19. Teremos um Natal diferente, menos aconchegado no calor dos nossos abraços e dos afectos. Mas não deixemos que isso nos desanime, porque o combate à pandemia continuará e teremos de recuperar a nossa comunidade em 2021. Um Feliz Natal, cheio saúde e paz para todos os chamusquenses e um 2021 repleto de força para vencermos as adversidades.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…