A historiadora Teresa Lopes Moreira está agora imortalizada na Galeria de Notáveis do Jornal Correio do Ribatejo, iniciativa que pretende perpetuar a memória de alguns dos colaboradores que ajudaram a construir um projecto editorial que este ano assinala os seus 132 anos de publicação ininterrupta.

Falecida a 25 de Abril de 2022, aos 58 anos, Teresa Lopes Moreira deixou um legado inquestionável para a cidade e para a história da região.

Ex-administradora e colaboradora de longa data do Jornal Correio do Ribatejo, é autora do livro “Memórias da Cidade”, que retrata a dinâmica cultural de Santarém entre 1930 e 1959.

Para além do vastíssimo currículo académico como Historiadora e Investigadora e de uma profícua carreira docente, tendo sido professora de história desde 1987 em diversas escolas do distrito, Teresa Lopes Moreira destacou-se como Chefe de Divisão do Património Cultural, Arquivos e Bibliotecas na Câmara Municipal de Santarém, como Directora da Biblioteca Municipal de Santarém e vice-directora do Museu Municipal de Santarém.

As comemorações da Revolução de Abril de 1974 em Santarém deste ano são-lhe dedicadas, em homenagem ao seu trabalho e legado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…