A iniciativa Rota das Festas e Romarias, do Secretariado do Turismo da Diocese de Santarém, arranca hoje com a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em S. Vicente do Paul, afirma uma nota da Diocese.

A rota visa a divulgação das festas e romarias promovidas nas paróquias, dando a conhecer o património e as “inúmeras manifestações da religiosidade popular”, centrando-se a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na capela de São Vicente do Paul, “um templo de arquitetura popular, rural”, de que se destaca o alpendre na fachada principal, o qual perdeu a cobertura.

“É aqui que, tradicionalmente, no dia em que o calendário litúrgico celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, os paroquianos de São Vicente do Paul acorrem em romaria, invocando a Senhora dos Remédios e benzendo os campos”, afirma a nota.

Conhecido popularmente como o “Dia da Espiga”, a tradição cumpre-se também “através do passeio pelos campos e da recolha de espigas de cereais, papoilas, pampilhos e raminhos de oliveira, videira e alecrim, em alusão aos dons da terra”, acrescenta.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…