Concertos com Teresa Salgueiro, Viviane e Samuel Úria, a par de espectáculos de teatro, ópera de câmara e dança, vão subir ao palco do Teatro Virgínia de Torres Novas entre Setembro e Dezembro, anunciou a autarquia.

“A qualidade dos espectáculos e o ecletismo da programação” foram dois dos pontos sublinhados à agência Lusa pela vereadora da Cultura da Câmara de Torres Novas, Elvira Sequeira, representando a programação anual do Teatro Virgínia um investimento na ordem dos 170 mil euros para uma média de 10 mil espectadores por ano nos diversos espectáculos culturais.

Teresa Salgueiro abre a nova temporada do Teatro Virgínia de Torres Novas com o concerto “O Horizonte e a Memória”, no dia 15 de Setembro, espectáculo onde a artista irá apresentar um breviário de canções representativas da melhor tradição musical portuguesa.

A vereadora da autarquia torrejana destacou ainda, a 13 de Outubro, um concerto de Viviane, onde a vocalista dos ‘Entre Aspas’ vai “interpretar diversos êxitos de um dos maiores nomes da música francesa, Edith Piaf”.

Com capacidade para 600 lugares, “o Teatro Virgínia é referência cultural no distrito e no país muito graças ao cuidado na qualidade dos espectáculos proporcionados, mas também ao seu ecletismo”, frisou Elvira Sequeira, tendo feito notar a “preocupação” numa “oferta cultural representativa das várias expressões artísticas, da dança à ópera e do teatro à música”.

Nesse sentido, a autarca lembrou que a programação do Virgínia, que tem Rui Sena como director artístico, tem a “preocupação de ser inclusiva com o meio que a rodeia, para vários públicos, várias gerações e com as associações culturais de Torres Novas”, dando o exemplo do espectáculo “Reabilitar em Palco”, que agrega actores portadores de deficiência, ou, ainda em Setembro, a 22, a actuação da Companhia de Música Teatral “ZYG”, que vai partilhar uma experiência artística de música e dança com bebés até aos 36 meses.

Segundo a programação anunciada, no teatro, a 29 de Setembro, sobe ao palco a peça “Feira dell’Arte”, pelo Teatro Meridional. A ‘Companhia Dançando com a Diferença’ apresenta, no dia 27 de Outubro, o espectáculo “Doesdicon”.

A 03 de Novembro, Samuel Úria sobe ao palco com o concerto “Carga de Ombro”.

O Teatro Maior de Idade apresenta o espectáculo “Ato Cultural”, no dia 10 de Novembro, a partir do texto homónimo de José Ignacio Cabrujas, autor venezuelano, e das vivências dos cxtores que constituem este grupo do Teatro Virgínia de Torres Novas.

A ópera de câmara “A Voz Humana”, de Francis Poulenc e Jean Cocteau, sobe ao palco a 17 de Novembro, com a soprano Lúcia Lemos e João Paulo Santos ao piano.

“Portugal não é um País Pequeno”, uma produção do duo de artistas Hotel Europa, vai ao Virgínia reflectir sobre a ditadura e a presença portuguesa em África, em particular sobre a vida dos antigos colonos portugueses através dos seus testemunhos reais, no dia 24 de Novembro.

O mês de Dezembro abre, no dia 01, com “Um Solo para a Sociedade”, a primeira peça de António Cabrita e São Castro enquanto directores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro.

Nesta peça, criada a partir do monólogo “O Contrabaixo”, de Patrick Süskind, os dois coreógrafos procuram aprofundar a reflexão sobre como as pessoas ocupam um território comum, abordando problemáticas que norteiam a condição humana, tais como o amor, a liberdade, a escolha, a identidade.

Ainda em Dezembro, no dia 08, Fernando Mota apresenta “MAPA: Estórias de Mundos Distantes”, um espectáculo que cruza várias linguagens e expressões, como a música, a poesia, o teatro, as artes plásticas e o vídeo.

Leia também...

Santarém Jazz Fest a 27 e 28 de Setembro com Jack Broadbent em destaque

O músico britânico Jack Broadbent actua no próximo dia 28 no Convento…
Foto ilustrativa

Advogado acusado de 1241 crimes de pornografia de menores

Um advogado foi acusado pelo Ministério Público de Tomar pela prática de…

GNR deteve dois homens por furtos em residências

A GNR de Torres Novas deteve, no dia 12 de Março, dois…
Imagem ilustrativa

Habitação do presidente da Junta de Almoster parcialmente destruída pelas chamas

João Neves, presidente da Junta de Freguesia de Almoster, viu a sua…