Tomar está a acolher, até domingo, 14 de Julho, mais uma edição da Festa Templária. Recriações, visitas, seminários, acampamentos, mercados, concursos, entre outras actividades, irão evocar a história, as lendas, os segredos e os mitos, da mais rica e poderosa instituição medieval – a Ordem dos Templários.
A Ordem dos Templários representa para Tomar a sua génese. Em 1159 Dom Afonso Henriques doa esta terra, como feudo, à Ordem. Dom Gualdim Pais, grão-mestre dos Templários, inicia em 1160 a construção do Castelo que viria a ser a sede dos Templários em Portugal, extinta em 1312 pela bula papal de Clemente V.
A edição de 2024 da Festa Templária pretende evocar o espírito Templário que molda a história e o traçado da cidade de Tomar.
O programa da Festa Templária arrancou ontem na Praça da República e, para esta sexta-feira, o programa inclui um Desfile infantil; entre as 10h00 e as 17h00, Torre D. Catarina, Convento de Cristo – Escape Room “O Mistério da Torre”. (No topo da torre de Dona Catarina, à vista de todos mas numa sala insuspeita de acesso restrito, guardam-se segredos e mistérios insondáveis. A professora Alice, tomarense apaixonada pela história da Ordem dos Templários, tem dedicado a sua vida a desvendar na sombra os enigmas que se escondem entre os recantos esquecidos do Convento de Cristo. Porém, há semanas, a professora desapareceu misteriosamente, deixando para trás uma sala repleta de pistas e artefactos. Uma experiência empolgante, adaptada a um público adolescente e adulto, com enigmas divertidos e desafiantes que incentivam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipa, integrados na temática da Festa Templária; 19h30, Convento de Cristo – Jantar Real; entre as 20h00 e as 22h00, Igreja Santa Maria dos Olivais (ponto encontro) – Recriação Histórica “A Divisa de Thomar” pelo Fatias de Cá.
Sábado, 13 de Julho: 10h00 – Visitas Guiadas Caminhos da História na Mata Nacional dos Sete Montes. (Visita ao exterior da muralha defensiva do castelo de Tomar pela antiga Cerca do Convento, com passagem pela Porta do Sangue e detalhes desta construção templária. A integração da cerca conventual, sua função, apontamentos arquitetónicos e exoterismo associado. Percurso: Entrada da Mata dos Sete Montes, seguindo o trilho desde o início da muralha perto da Porta de Santiago do Castelo de Tomar, passando pela Porta do Sangue, Torre da Condessa, antigo Lagar, ao lado do aqueduto chegamos a Cadeira D’el Rei, atingimos o ponto mais alto do percurso com uma panorâmica única do complexo conventual, chegados à Charolinha relaxamos e meditamos na função deste templete, descemos até ao jardim formal e terminamos na entrada da Mata); entre as 10h00 e as 17h00, Torre D. Catarina, Convento de Cristo – Escape Room “O Mistério da Torre”; 14h00 às 17h30, Centro Histórico – Torneio de Arco e Besta Histórica (Thomar Honoris); 22h00 – Cortejo Noturno.
Domingo, 14 de Julho: 10h00 – Visitas Guiadas Caminhos da História “Os 5 Elementos Alquímicos de Tomar”, Praça da República. (Circuito pelo Centro Histórico de Tomar, com base nos elementos Fogo, Ar, Água, Terra e Éter ou 5º elemento nos principais monumentos da cidade: Igreja S. João Baptista, Sinagoga, Capela Stª Iria, Igreja Stª Mª dos Olivais).Entre as 10h00 e as 17h00, Torre D. Catarina, Convento de Cristo – Escape Room “O Mistério da Torre”; 18h18, Horta dos Frades, Convento de Cristo – Espectáculo de Encerramento pelo Fatias de Cá (acesso pela Mata Nacional dos Sete Montes).