Promover a literacia alimentar, os produtos locais e o Mercado Municipal de Tomar são os objetivos da ação ‘Mercado, É Aqui!’, um projeto da autarquia hoje apresentado, que envolve nutricionistas e é direcionado para todas as faixas etárias.

Segundo disse à Lusa a vereadora Rita Freitas, da Câmara de Tomar, com o objetivo de promover e “comunicar saúde através de uma alimentação saudável, sustentável e económica”, o projeto assenta em três iniciativas para “aproximar a comunidade ao Mercado Municipal” e torná-lo um “agente ativo de promoção de hábitos saudáveis, valorizando os seus produtos e as suas gentes”.

“A ideia é voltar a sensibilizar as pessoas para uma atividade que há muitos anos fazia parte do quotidiano e da vida das famílias e que, com o evoluir dos tempos, foi-se perdendo”, afirmou a responsável pelo pelouro dos mercados e feiras de Tomar, destacando que o programa vai, entre outras ações, “ensinar a crianças e adultos que o melhor da nutrição são os produtos locais” e de época.

Na apresentação do projeto, que decorreu hoje nos Paços do Concelho, e onde estiveram representantes das escolas, Rita Freitas salientou também a importância da ação para “ajudar a desmistificar a ideia de que comprar no Mercado Municipal não compensa”.

Além disso, acrescentou, esta é uma ação igualmente direcionada para o público escolar.

“[Tomar] tem a particularidade de ter este mercado, queremos que continue a existir, e tentamos dar aqui outra vida, aliando a este projeto às escolas do 1.º ciclo para cultivar a literacia alimentar e envolver a comunidade, os produtores e a dinâmica económica subjacente”, referiu.

As ações englobam a atividade “Deixa a tua pegada no mercado”, direcionada para os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo de Tomar, “Os alimentos do mês no mercado”, com divulgação de alimentos locais e de época e capacitação para o seu uso na alimentação diária, e o programa “Sem mitos no mercado”, com “conversa e degustação de receitas” para “desfazer mitos relacionados com as compras no mercado e a alimentação saudável”.

No sábado, pelas 10:00, haverá ainda um ‘showcooking’, sendo que a iniciativa irá prolongar-se até junho de 2025, sempre no último sábado de cada mês, com o objetivo de “misturar a aprendizagem com os melhores sabores” e produtos locais.

Os participantes nas sessões vão receber uma caderneta com informação sobre os frescos da época. Por cada sessão receberão também um autocolante sobre o mito do mês e, caso consigam preencher a caderneta, terão direito a um cabaz de produtos do mercado.

Também presente na sessão, a nutricionista Margarida Lopes destacou igualmente a importância de “promover a literacia alimentar e ajudar as pessoas a comerem melhor”.

Leia também...

Chuva está de regresso à região após Páscoa com sabor a Verão

A chuva vai regressar à região de Santarém a partir da próxima quinta-feira, 21 de Abril, e deve manter-se até meio da próxima semana,…

Vinte e dois concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português…

AR recomenda novos organismos no interior, mas rejeita deslocalizar já existentes

A Assembleia da República aprovou hoje uma recomendação ao Governo proposta pela Iniciativa Liberal para que novos serviços e organismos públicos sejam instalados no…

Detido pela GNR para cumprir pena de prisão em Ourém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que deteve um homem de 55 anos, no concelho de Ourém, que estava foragido à justiça, para…