Promover a literacia alimentar, os produtos locais e o Mercado Municipal de Tomar são os objetivos da ação ‘Mercado, É Aqui!’, um projeto da autarquia hoje apresentado, que envolve nutricionistas e é direcionado para todas as faixas etárias.

Segundo disse à Lusa a vereadora Rita Freitas, da Câmara de Tomar, com o objetivo de promover e “comunicar saúde através de uma alimentação saudável, sustentável e económica”, o projeto assenta em três iniciativas para “aproximar a comunidade ao Mercado Municipal” e torná-lo um “agente ativo de promoção de hábitos saudáveis, valorizando os seus produtos e as suas gentes”.

“A ideia é voltar a sensibilizar as pessoas para uma atividade que há muitos anos fazia parte do quotidiano e da vida das famílias e que, com o evoluir dos tempos, foi-se perdendo”, afirmou a responsável pelo pelouro dos mercados e feiras de Tomar, destacando que o programa vai, entre outras ações, “ensinar a crianças e adultos que o melhor da nutrição são os produtos locais” e de época.

Na apresentação do projeto, que decorreu hoje nos Paços do Concelho, e onde estiveram representantes das escolas, Rita Freitas salientou também a importância da ação para “ajudar a desmistificar a ideia de que comprar no Mercado Municipal não compensa”.

Além disso, acrescentou, esta é uma ação igualmente direcionada para o público escolar.

“[Tomar] tem a particularidade de ter este mercado, queremos que continue a existir, e tentamos dar aqui outra vida, aliando a este projeto às escolas do 1.º ciclo para cultivar a literacia alimentar e envolver a comunidade, os produtores e a dinâmica económica subjacente”, referiu.

As ações englobam a atividade “Deixa a tua pegada no mercado”, direcionada para os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo de Tomar, “Os alimentos do mês no mercado”, com divulgação de alimentos locais e de época e capacitação para o seu uso na alimentação diária, e o programa “Sem mitos no mercado”, com “conversa e degustação de receitas” para “desfazer mitos relacionados com as compras no mercado e a alimentação saudável”.

No sábado, pelas 10:00, haverá ainda um ‘showcooking’, sendo que a iniciativa irá prolongar-se até junho de 2025, sempre no último sábado de cada mês, com o objetivo de “misturar a aprendizagem com os melhores sabores” e produtos locais.

Os participantes nas sessões vão receber uma caderneta com informação sobre os frescos da época. Por cada sessão receberão também um autocolante sobre o mito do mês e, caso consigam preencher a caderneta, terão direito a um cabaz de produtos do mercado.

Também presente na sessão, a nutricionista Margarida Lopes destacou igualmente a importância de “promover a literacia alimentar e ajudar as pessoas a comerem melhor”.

Leia também...

NERSANT exalta importância do sector agrícola com presença na inauguração da Agroglobal

Tendo o sector agrícola e a agroindústria um papel fundamental na economia do Ribatejo, e sendo a Agroglobal uma oportunidade para conhecer as empresas…

Materiais Diversos leva projetos premiados ao Festival Bons Sons

A dança e as artes performativas chegam ao Festival Bons Sons, em Cem Soldos, através da associação Materiais Diversos que no domingo apresenta os…

Vitoria de Santarém alcança primeiros títulos oficiais de Xadrez

No passado sábado, dia 7 de Setembro, um reforçado contingente de 14 jogadores representou o Vitória Clube de Santarém no Campeonato Distrital Individual absoluto…

Traficantes detidos pela GNR com mais de 4 mil doses de estupefacientes

Actuavam nos concelhos de Alcanena, Torres Novas, Porto de Mós, Golegã e Vila Nova da Barquinha.