Promover a literacia alimentar, os produtos locais e o Mercado Municipal de Tomar são os objetivos da ação ‘Mercado, É Aqui!’, um projeto da autarquia hoje apresentado, que envolve nutricionistas e é direcionado para todas as faixas etárias.

Segundo disse à Lusa a vereadora Rita Freitas, da Câmara de Tomar, com o objetivo de promover e “comunicar saúde através de uma alimentação saudável, sustentável e económica”, o projeto assenta em três iniciativas para “aproximar a comunidade ao Mercado Municipal” e torná-lo um “agente ativo de promoção de hábitos saudáveis, valorizando os seus produtos e as suas gentes”.

“A ideia é voltar a sensibilizar as pessoas para uma atividade que há muitos anos fazia parte do quotidiano e da vida das famílias e que, com o evoluir dos tempos, foi-se perdendo”, afirmou a responsável pelo pelouro dos mercados e feiras de Tomar, destacando que o programa vai, entre outras ações, “ensinar a crianças e adultos que o melhor da nutrição são os produtos locais” e de época.

Na apresentação do projeto, que decorreu hoje nos Paços do Concelho, e onde estiveram representantes das escolas, Rita Freitas salientou também a importância da ação para “ajudar a desmistificar a ideia de que comprar no Mercado Municipal não compensa”.

Além disso, acrescentou, esta é uma ação igualmente direcionada para o público escolar.

“[Tomar] tem a particularidade de ter este mercado, queremos que continue a existir, e tentamos dar aqui outra vida, aliando a este projeto às escolas do 1.º ciclo para cultivar a literacia alimentar e envolver a comunidade, os produtores e a dinâmica económica subjacente”, referiu.

As ações englobam a atividade “Deixa a tua pegada no mercado”, direcionada para os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo de Tomar, “Os alimentos do mês no mercado”, com divulgação de alimentos locais e de época e capacitação para o seu uso na alimentação diária, e o programa “Sem mitos no mercado”, com “conversa e degustação de receitas” para “desfazer mitos relacionados com as compras no mercado e a alimentação saudável”.

No sábado, pelas 10:00, haverá ainda um ‘showcooking’, sendo que a iniciativa irá prolongar-se até junho de 2025, sempre no último sábado de cada mês, com o objetivo de “misturar a aprendizagem com os melhores sabores” e produtos locais.

Os participantes nas sessões vão receber uma caderneta com informação sobre os frescos da época. Por cada sessão receberão também um autocolante sobre o mito do mês e, caso consigam preencher a caderneta, terão direito a um cabaz de produtos do mercado.

Também presente na sessão, a nutricionista Margarida Lopes destacou igualmente a importância de “promover a literacia alimentar e ajudar as pessoas a comerem melhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…