Foto de arquivo
Foto de arquivo

A Câmara de Tomar aprovou hoje, com votos de PSD e Chega e abstenção do PS, um orçamento de 65,9 milhões de euros para 2026, mais 12% que em 2025, definindo o documento como “de transição e execução”.

Segundo o presidente do município de Tomar, Tiago Carrão (PSD), trata-se de um orçamento “de transição”, por integrar compromissos herdados e investimentos já em curso financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Portugal 2030, e “de execução”, devido aos prazos apertados associados aos fundos comunitários.

O orçamento daquele município do distrito de Santarém ascende em 2026 a quase 66 milhões de euros (ME), registando um aumento de cerca de sete milhões de euros face a 2025, e prevê um volume de investimento de 26,7 ME, o que representa 40,6% da despesa total.

A maior fatia das Grandes Opções do Plano destina-se à coesão e inclusão social (17,8 ME), seguida do desenvolvimento urbano (11 ME) e da educação, cultura e desporto, com destaque para as obras na Escola Gualdim Pais e para a construção do novo jardim de infância e creche municipal, num investimento global próximo dos sete milhões de euros.

Na área da habitação, o município tem em curso a construção de 44 fogos a custos controlados, no âmbito do PRR, e prevê a reabilitação de mais oito, além da aquisição e beneficiação de habitação social existente.

O orçamento contempla ainda 3,6 ME para regeneração urbana e rede viária, incluindo intervenções em vários caminhos municipais e a reabilitação da ponte de Vermoeiros, bem como 659 mil euros para valorização do património, com enfoque na musealização do Fórum Romano.

No desenvolvimento económico, a aposta centra-se no turismo, nos grandes eventos como a Festa Templária e a Feira de Santa Iria, na reabilitação da zona industrial e na criação de uma futura incubadora de empresas, com 300 mil euros previstos.

A transição climática e a sustentabilidade contam com 2,4 ME, destinados à eficiência energética em edifícios municipais e escolas, requalificação da Mata dos Sete Montes e gestão de espaços verdes e linhas de água.

Ao nível da receita, o município prevê arrecadar 45,8 ME em receitas correntes e 20,1 ME de capital, com forte peso das transferências do Orçamento do Estado e de fundos europeus.

O PSD, que conquistou a Câmara ao PS nas eleições autárquicas de outubro de 2025, gere com maioria relativa o município Tomar, com três eleitos, tendo feito um acordo de governação com o vereador eleito pelo Chega, a quem atribuiu pelouros. O PS tem outros três vereadores, que optaram pela abstenção no documento hoje aprovado.

Em declarações à Lusa, o vereador socialista Hugo Cristóvão afirmou que este é “basicamente” o orçamento do PS, onde os investimentos de fundo são os que ficaram em execução, “com uma ou outra alteração pouco mais que cosmética”.

O orçamento seguirá agora para votação na Assembleia Municipal, ainda sem data marcada.

Na reunião de hoje, foram também aprovadas as taxas municipais para 2026.

Assim, mantém-se a taxa de IMI nos 0,34% e a derrama com isenção para empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros.

A principal alteração ocorre no IRS, onde o município deixa de devolver 1% da taxa variável aos contribuintes, decisão que, segundo o presidente da Câmara, permitirá aplicar cerca de 400 mil euros “ao serviço da comunidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

GNR apreende 200 artigos contrafeitos

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Marinhais, no dia 17 de Julho, constituiu arguida uma mulher de 31 anos pelo…

Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira entrega diplomas a 391 alunos dos quadros de Excelência e de Valor em 2021-2022

A tradicional entrega dos diplomas do Quadro de Excelência e do Quadro de Valor do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira (AESB), teve lugar…

Santarém acolhe Curso Intensivo de Segurança e Defesa

No âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional, está a decorrer, no Convento de São Francisco, o Curso Intensivo de Segurança e…

Homem de 60 anos detido por furto de 150 litros de gasóleo de camiões

A GNR deteve um homem de 60 anos, no passado dia 18 de Agosto, por furto de 150 litros de gasóleo, em Torres Novas.…