Os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Tomar vão criar uma rede politécnica unida pela auto-estrada A23 e focada na protecção de pessoas e bens e nas competências digitais.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, refere que a assinatura do protocolo para a criação de um consórcio entre as três instituições públicas de ensino politécnico decorreu no Centro Ciência Viva da Floresta, naquele concelho.

Este projecto surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e está focado “na protecção de pessoas e bens, mas também nas competências digitais”.

O processo de candidatura obrigava à constituição de um consórcio, nos casos em que as instituições de ensino superior tivessem menos de cinco mil estudantes, o que se verifica em cada uma das três instituições.

“As formações destinam-se aos jovens de cursos técnicos profissionais e alunos em licenciaturas e pós-graduações, de modo a aumentar a qualificação de várias faixas etárias”, lê-se na nota.

Citado no documento, o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, refere que esta candidatura conjunta foi iniciada ainda antes da pandemia da covid-19.

“Falámos das competências que estão em instaladas em cada uma das instituições e identificámos formações que poderíamos vir a desenvolver em conjunto. Entretanto, surgiu a pandemia e só houve alterações quando chegou o Plano de Recuperação e Resiliência e as instituições foram convidadas a apresentar manifestações de interesse”, disse.

Este responsável realçou “a humildade” com que se realizou esta parceria, sabendo de antemão que “o resultado só poderia ser benéfico”.

“Temos que ser humildes e perceber que, de facto, não estamos a conseguir dar resposta a todas as necessidades de mercado. Apresentámos um orçamento de 15.530,000 euros e estamos neste momento em período de negociação acerca do valor final do projecto”, concluiu.

Já o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, anfitrião da assinatura deste protocolo, sublinhou que o seu concelho está desde o início do processo “disponível para acolher e ser parceiro neste projecto que trata de territórios e pessoas”.

“A A23 conseguiu, de facto, ligar toda esta rede politécnica, impactando os territórios, cruzando-os e casando-os no sentido de apresentarem uma resposta a este Plano de Recuperação e Resiliência”, disse João Lobo.

Leia também...

Prazo máximo para requerer bolsas no ensino superior alargado para 24 de Junho

O prazo máximo para os alunos universitários mais carenciados requererem bolsas de estudo foi alargado para 24 de Junho devido à pandemia da covid-19.…

11 escolas do distrito representam região na Olimpíadas da Economia

11 escolas vão representar o distrito de Santarém na primeira fase das VII Olimpíadas da Economia (OE) que decorre no dia 15 de Janeiro…

“HealthTec Fruit and Sustainability” vence final regional da 2ª edição Link Me Up do IP Santarém

O auditório da Escola Superior Agrária de Santarém recebeu, no dia 12 de Janeiro, a final regional da 2ª Edição de Casos de Co-criação…

Entroncamento empresta computadores a alunos do secundário

A Câmara Municipal do Entroncamento vai emprestar equipamento informático e disponibilizar acesso à internet a alunos dos ensinos secundário e profissional que deles necessitem,…