Os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Tomar vão criar uma rede politécnica unida pela auto-estrada A23 e focada na protecção de pessoas e bens e nas competências digitais.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, refere que a assinatura do protocolo para a criação de um consórcio entre as três instituições públicas de ensino politécnico decorreu no Centro Ciência Viva da Floresta, naquele concelho.

Este projecto surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e está focado “na protecção de pessoas e bens, mas também nas competências digitais”.

O processo de candidatura obrigava à constituição de um consórcio, nos casos em que as instituições de ensino superior tivessem menos de cinco mil estudantes, o que se verifica em cada uma das três instituições.

“As formações destinam-se aos jovens de cursos técnicos profissionais e alunos em licenciaturas e pós-graduações, de modo a aumentar a qualificação de várias faixas etárias”, lê-se na nota.

Citado no documento, o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, refere que esta candidatura conjunta foi iniciada ainda antes da pandemia da covid-19.

“Falámos das competências que estão em instaladas em cada uma das instituições e identificámos formações que poderíamos vir a desenvolver em conjunto. Entretanto, surgiu a pandemia e só houve alterações quando chegou o Plano de Recuperação e Resiliência e as instituições foram convidadas a apresentar manifestações de interesse”, disse.

Este responsável realçou “a humildade” com que se realizou esta parceria, sabendo de antemão que “o resultado só poderia ser benéfico”.

“Temos que ser humildes e perceber que, de facto, não estamos a conseguir dar resposta a todas as necessidades de mercado. Apresentámos um orçamento de 15.530,000 euros e estamos neste momento em período de negociação acerca do valor final do projecto”, concluiu.

Já o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, anfitrião da assinatura deste protocolo, sublinhou que o seu concelho está desde o início do processo “disponível para acolher e ser parceiro neste projecto que trata de territórios e pessoas”.

“A A23 conseguiu, de facto, ligar toda esta rede politécnica, impactando os territórios, cruzando-os e casando-os no sentido de apresentarem uma resposta a este Plano de Recuperação e Resiliência”, disse João Lobo.

Leia também...

Escola Superior de Saúde de Santarém celebra 53 anos com anúncio de nova licenciatura

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) celebrou 53 anos no dia 14 de maio. O Município de Santarém associou-se às comemorações, que…

Projecto ALM-Automatic Lubrification Mechanism vence Final Regional do Poliempreende

O projeto ALM-Automatic Lubrification Mechanism, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, venceu a Final Regional do Poliempreende 2020, numa cerimónia que decorreu…

IPSantarém registou aumento de vagas

Este ano disponibiliza um total de 963 vagas.

Escolas de Santarém comentam início de ano lectivo em discurso directo

Esta semana está a ser marcada pelo regresso às aulas presenciais, previsto entre os dias 14 e 17 de Setembro, na generalidade dos estabelecimentos…