Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos teatrais mais importantes de Gil Vicente, foi representado pela primeira vez no Convento de Cristo, em Tomar, onde o rei D. João III então se encontrava.

Exatamente quinhentos anos depois, Tomar celebrou esta efeméride com a abertura de uma exposição de artes plásticas. Intitulada “Inês Farsola”, reúne um conjunto de 26 peças, de técnicas e materiais diversos, que abordam, de forma sequencial, o texto vicentino, mas refletem também sobre o autor e os meandros da representação original.

A autora é Débora Pax, pseudónimo artístico de Débora de Andrade Macedo, nascida no Porto em 1980 e que desde 2018 abraçou em pleno o desafio criativo, tendo vindo a partir de então a assinalar as suas exposições com a referência PAX, neste caso PAX.04.

A mostra, que conta com o alto patrocínio do presidente da República, vai estar patente no Complexo Cultural da Levada (sala multiusos, com entrada pela Central Elétrica) até 22 de outubro, de quarta a sexta-feira entre as 14 e as 17 horas e ao sábado e domingo das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Seguirá depois para a Assembleia da República, onde ficará em exposição antes de uma itinerância por vários pontos do país.

Leia também...

Aceleras da Charneca organizam Motomagusto em Fazendas de Almeirim

O Motoclube ‘Aceleras da Charneca’ promove no próximo dia 23 de Novembro o tradicional Motomagusto, na sede da associação, em Fazendas de Almeirim. O…

Rock da Velha volta a Pernes dia 10 de Novembro com os almeirinenses WAKO e PURUSHA

Nesta próxima edição, a XV, a decorrer dia 10 Novembro 2018, os conhecidos WAKO “We Are Killing Ourselves” de Almeirim formados em 2002, banda…

72 mil pessoas visualizaram concerto de David Antunes nas Festas de São José

Foi ao som de David Antunes que arrancaram as Festas de São José, este ano apenas na versão digital, tendo em conta a situação…

José Saramago “regressou” ao Centro Cultural Regional de Santarém

Assinalando os oito anos da morte de José Saramago, foi apresentado um conjunto de inéditos seus, nesta segunda-feira, dia 18 de Junho, no Centro…