Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos teatrais mais importantes de Gil Vicente, foi representado pela primeira vez no Convento de Cristo, em Tomar, onde o rei D. João III então se encontrava.

Exatamente quinhentos anos depois, Tomar celebrou esta efeméride com a abertura de uma exposição de artes plásticas. Intitulada “Inês Farsola”, reúne um conjunto de 26 peças, de técnicas e materiais diversos, que abordam, de forma sequencial, o texto vicentino, mas refletem também sobre o autor e os meandros da representação original.

A autora é Débora Pax, pseudónimo artístico de Débora de Andrade Macedo, nascida no Porto em 1980 e que desde 2018 abraçou em pleno o desafio criativo, tendo vindo a partir de então a assinalar as suas exposições com a referência PAX, neste caso PAX.04.

A mostra, que conta com o alto patrocínio do presidente da República, vai estar patente no Complexo Cultural da Levada (sala multiusos, com entrada pela Central Elétrica) até 22 de outubro, de quarta a sexta-feira entre as 14 e as 17 horas e ao sábado e domingo das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Seguirá depois para a Assembleia da República, onde ficará em exposição antes de uma itinerância por vários pontos do país.

Leia também...

‘Caminhos da Água’ envolveu o Médio Tejo numa onda de cultura

Durante sete dias de programação, cerca de 7500 visitantes aceitaram o desafio de mergulhar nos Caminhos da Água, usufruindo da refrescante oferta de 67…

VÍDEO | Santarém transforma-se em burgo medieval até 5 de Maio

Por estes dias, a cidade de Santarém está transformada num burgo medieval. Até domingo, dia 05 de Maio, Santarém oferece “Cortes e Lendas”, iniciativa…

Sardoal recebe evento: ‘Audio Walk – Percursos Imaginários’

A Vila de Sardoal vai receber o evento ‘Audio Walk – Percursos imaginários’ que vai desafiar a população a fotografar, escutar e a imaginar…

MIAA recebe exposição “inéditos, revisitados”

A exposição reúne obras inéditas e nunca antes apresentadas ao público, incluindo um núcleo especial dedicado a Carlos Correia. O Museu Ibérico de Arqueologia…