Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos teatrais mais importantes de Gil Vicente, foi representado pela primeira vez no Convento de Cristo, em Tomar, onde o rei D. João III então se encontrava.

Exatamente quinhentos anos depois, Tomar celebrou esta efeméride com a abertura de uma exposição de artes plásticas. Intitulada “Inês Farsola”, reúne um conjunto de 26 peças, de técnicas e materiais diversos, que abordam, de forma sequencial, o texto vicentino, mas refletem também sobre o autor e os meandros da representação original.

A autora é Débora Pax, pseudónimo artístico de Débora de Andrade Macedo, nascida no Porto em 1980 e que desde 2018 abraçou em pleno o desafio criativo, tendo vindo a partir de então a assinalar as suas exposições com a referência PAX, neste caso PAX.04.

A mostra, que conta com o alto patrocínio do presidente da República, vai estar patente no Complexo Cultural da Levada (sala multiusos, com entrada pela Central Elétrica) até 22 de outubro, de quarta a sexta-feira entre as 14 e as 17 horas e ao sábado e domingo das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Seguirá depois para a Assembleia da República, onde ficará em exposição antes de uma itinerância por vários pontos do país.

Leia também...

Carlos Vaz Marques em “Literatura de Viagem” no Museu Nacional Ferroviário

Carlos Vaz Marques, conhecido pelo seu papel de moderador no programa Governo Sombra e pelas entrevistas na TSF, convida Raquel Ochoa, Francisco José Viegas…

Grutas das Lapas reabrem ao público no dia 1 de Agosto

As Grutas de Lapas vão reabrir ao público a partir do próximo sábado, dia 1 de Agosto, exibindo o selo Clean & Safe. O…

Cineclube de Santarém assinala 65 anos com antestreia do filme “Prazer Camaradas!”

O Cineclube de Santarém assinala hoje os 65 anos da sua fundação e anunciou a presença do realizador José Filipe Costa no próximo dia…

Nuno Garcia Lopes recebe Prémio Literário Hugo Santos

O escritor tomarense Nuno Garcia Lopes recebeu ontem, dia 2 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Campo Maior, o Prémio Literário Hugo Santos, numa…