Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos teatrais mais importantes de Gil Vicente, foi representado pela primeira vez no Convento de Cristo, em Tomar, onde o rei D. João III então se encontrava.

Exatamente quinhentos anos depois, Tomar celebrou esta efeméride com a abertura de uma exposição de artes plásticas. Intitulada “Inês Farsola”, reúne um conjunto de 26 peças, de técnicas e materiais diversos, que abordam, de forma sequencial, o texto vicentino, mas refletem também sobre o autor e os meandros da representação original.

A autora é Débora Pax, pseudónimo artístico de Débora de Andrade Macedo, nascida no Porto em 1980 e que desde 2018 abraçou em pleno o desafio criativo, tendo vindo a partir de então a assinalar as suas exposições com a referência PAX, neste caso PAX.04.

A mostra, que conta com o alto patrocínio do presidente da República, vai estar patente no Complexo Cultural da Levada (sala multiusos, com entrada pela Central Elétrica) até 22 de outubro, de quarta a sexta-feira entre as 14 e as 17 horas e ao sábado e domingo das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Seguirá depois para a Assembleia da República, onde ficará em exposição antes de uma itinerância por vários pontos do país.

Leia também...

Museu Nacional Ferroviário inaugura dia 18 dois novos espaços expositivos

 O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), anunciou a inauguração, no próximo dia 18 de Maio, data do seu sexto aniversário, de dois…

Centro de Documentação quer reunir identidade do Ribatejo

O Fórum Ribatejo, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Novas, implementou, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, um Centro de Documentação que…

“Cultura para Todos” da Lezíria pode ser verbas reafectadas, mas projecto vai avançar

A verba de 1,5 milhões de euros do projecto da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), aprovado no âmbito do programa Cultura para…

Obras em Cem Soldos adiam festival Bons Sons para 2024

O Festival Bons Sons, em Cem Soldos, no concelho de Tomar, não vai acontecer este ano, devido à realização de obras no centro da…