Foto: Município de Tomar

Concertos, ‘jam sessions’ e oficinas, são algumas das atividades que vão fazer parte dos três dias de programação do evento.

A improvisação e a fusão de instrumentos e estilos regressam à cidade de Tomar com o ‘Festival Tomar Jazz’ que, durante três dias, vai levar este género musical ao Cineteatro Paraíso e ao Complexo Cultural da Levada, através de concertos, ´jam sessions’ e oficinas. O projeto ‘Trilhos’ abriu o festival ontem, dia 26 de Junho, com a apresentação em palco de um repertório que integra temas originais, numa fusão de instrumentos e estilos, desde o jazz à musica tradicional.

Ainda no mesmo dia, decorreu também o espetáculo ‘Novos Trilhos da Guitarra Portuguesa’, apresentado no Cineteatro Paraíso e que resulta da junção de quatro músicos com experiência em diversas áreas da música. Fazem parte da banda Rui Vinagre (guitarra portuguesa), Joaquim Teles, (percussão), Miguel Calhaz (contrabaixo) e Marco Figueiredo (piano).

Esta sexta-feira, dia 27 de Junho, o festival tem início às 19h00, no Complexo Cultural da Levada, com a atuação do Combo de Jazz do CRT da Peralva, projeto que nasceu do ‘workshop’ de jazz e improvisação de 2023. Sob a direção do Ruben Gonçalves, o grupo é composto por sete músicos que exploram o repertório do jazz, combinando improvisação, escuta e criação coletiva.

Ainda na sexta-feira, às 21h30, no Cineteatro Paraíso, atua a Orquestra Jazz de Espinho, um projeto que tem na sua génese o processo de recomposição, “a qual, para o materializar, encomendou a diversos compositores uma coleção de arranjos originais inspirados em temas icónicos da carreira dos Radiohead”, indica a organização, em nota de imprensa. O encerramento do festival culmina com uma sessão informal ‘After Hours’, às 23h00, no Complexo Cultural da Levada.

Os concertos no Cineteatro Paraíso têm bilhetes a cinco euros, enquanto as restantes atividades são de entrada livre. A organização do evento é do município de Tomar em parceria com a JazzWithin – Associação Artística e Cultural.

Leia também...

Tim Bernardes num concerto intimista no Teatro Sá da Bandeira

Tim Bernardes, músico, compositor, produtor musical e multi-instrumentista trouxe ao Teatro Sá da Bandeira, um concerto intimista, que se revelou num ambiente familiar e…

“Renascer” de Alice Reis inaugura esta sexta-feira no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém

“Renascer” é o tema da exposição de pintura que Alice Maria Vieira Lucas dos Reis inaugura esta sexta-feira, 9 de Janeiro, às 18h00, no…

‘Espírito da Terra’ – Exposição de Artes Plásticas até dia 2 em Santarém [C/VÍDEO]

O Centro Cultural Regional de Santarém organizou, em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém a exposição de Artes Plásticas ‘Espírito da Terra’,…

Festas da Cidade de Almeirim até domingo nos Jardins da Biblioteca Municipal

As Festas da Cidade de Almeirim, que decorrem até ao próximo domingo, dia 24, nos Jardins da Biblioteca Municipal, tiveram o seu arranque no…