Foto: Município de Tomar

Concertos, ‘jam sessions’ e oficinas, são algumas das atividades que vão fazer parte dos três dias de programação do evento.

A improvisação e a fusão de instrumentos e estilos regressam à cidade de Tomar com o ‘Festival Tomar Jazz’ que, durante três dias, vai levar este género musical ao Cineteatro Paraíso e ao Complexo Cultural da Levada, através de concertos, ´jam sessions’ e oficinas. O projeto ‘Trilhos’ abriu o festival ontem, dia 26 de Junho, com a apresentação em palco de um repertório que integra temas originais, numa fusão de instrumentos e estilos, desde o jazz à musica tradicional.

Ainda no mesmo dia, decorreu também o espetáculo ‘Novos Trilhos da Guitarra Portuguesa’, apresentado no Cineteatro Paraíso e que resulta da junção de quatro músicos com experiência em diversas áreas da música. Fazem parte da banda Rui Vinagre (guitarra portuguesa), Joaquim Teles, (percussão), Miguel Calhaz (contrabaixo) e Marco Figueiredo (piano).

Esta sexta-feira, dia 27 de Junho, o festival tem início às 19h00, no Complexo Cultural da Levada, com a atuação do Combo de Jazz do CRT da Peralva, projeto que nasceu do ‘workshop’ de jazz e improvisação de 2023. Sob a direção do Ruben Gonçalves, o grupo é composto por sete músicos que exploram o repertório do jazz, combinando improvisação, escuta e criação coletiva.

Ainda na sexta-feira, às 21h30, no Cineteatro Paraíso, atua a Orquestra Jazz de Espinho, um projeto que tem na sua génese o processo de recomposição, “a qual, para o materializar, encomendou a diversos compositores uma coleção de arranjos originais inspirados em temas icónicos da carreira dos Radiohead”, indica a organização, em nota de imprensa. O encerramento do festival culmina com uma sessão informal ‘After Hours’, às 23h00, no Complexo Cultural da Levada.

Os concertos no Cineteatro Paraíso têm bilhetes a cinco euros, enquanto as restantes atividades são de entrada livre. A organização do evento é do município de Tomar em parceria com a JazzWithin – Associação Artística e Cultural.

Leia também...

Espetáculo comunitário “Um canto de Liberdade” na Escola Prática de Cavalaria

A Escola Prática de Cavalaria de Santarém vai receber, de 6 a 8 de Julho, pelas 22h00, o musical “Um Canto de Liberdade”. Um…

Agir, Amor Electro e Bárbara Bandeira no Festival do Arroz Carolino

A terceira edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas realiza-se de 17 a 19 deste mês, em Samora Correia, visando a valorização…

“A Nova Bailarina”, de Aldara Bizarro no Teatro Sá da Bandeira

A programação para o mês de Março, no Teatro Sá da Bandeira – TSB, inicia com o espectáculo de dança para famílias, “A Nova…

Cristina Branco no festival QuebraJazz em Coimbra

A fadista Cristina Branco, natural de Almeirim, é a convidada especial da actuação do trio Paulo Bandeira no festival QuebraJazz, em Coimbra. Outra das…