A primeira fase de musealização da torre templária pentagonal de Dornes, será inaugurada no dia 23 de Junho com uma “experiência imersiva com ‘videomapping’”.

Relembrar a história e as lendas, contando-as de uma forma diferente. É este o objetivo do Município de Ferreira do Zêzere com a inauguração da primeira fase da musealização da torre templária pentagonal de Dornes, no dia 23 de Junho. “É uma experiência imersiva que vai juntar o movimento, a imagem, o som e a luz, com forte impacto visual e que projeta algumas das lendas emblemáticas de Dornes, sendo um projeto que vem numa linha de continuidade de investimento na Rota dos Templários”, sublinha Bruno José da Graça Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

A iniciativa surgiu após arqueólogos terem descoberto uma necrópole, moedas e outros artefactos medievais no interior e exterior da torre. “Pedimos parecer ao Instituto do Património e estivemos a aguardar que nos emitissem esse parecer positivo, que chegou há poucos dias, para que pudéssemos fazer a alteração ao projeto de execução inicial e tornar a torre também num espaço museológico que contemple os achados arqueológicos”, revelou o autarca.

Para já, a primeira fase da musealização conta com a instalação de um ‘videomaping’ que será projetado na noite de segunda-feira, na parte exterior da torre e que representa um investimento de 60 mil euros. Na sua totalidade, o investimento na torre templária de Dornes, está estimado em 529 mil euros, dos quais 370 mil euros constam como valor elegível, num financiamento a 70% pelo Turismo de Portugal. Um investimento que o autarca destaca ser benéfico para a região. “A torre pentagonal, com a sua recuperação e integração na Rota dos Templários, em parceria com a CIM do Médio Tejo, vai conferir importância maior e valorizar ainda mais aquilo que são os ativos turísticos desta região”.

A torre de Dornes foi mandada edificar por Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo, para defesa da linha do Tejo. No século XVI, perdida a função militar, foi transformada em torre sineira. A data de conclusão da sua musealização está prevista para o final de 2026.

Leia também...

Manuel de Novaes Cabral é o novo presidente do Museu Nacional Ferroviário

Manuel de Novaes Cabral foi nomeado como novo presidente do conselho de administração do Museu Nacional Ferroviário, instalado no Entroncamento. O novo presidente assumiu…

Músico João Feneja inicia 2020 com o lançamento do single ‘Carolina’

O músico João Feneja abriu o ano da melhor maneira lançando o seu mais recente single, “Carolina”. A canção, que conta o inicio da…

Feirinha de Setembro com inscrições abertas no Entroncamento

O Município do Entroncamento realiza no próximo dia 22 de Setembro, na Rua Luís Falcão de Sommer a 12.ª Edição da “Feirinha de Setembro”.…

Cinema regressa ao Centro Cultural do Cartaxo

O Centro Cultural do Cartaxo vai voltar a exibir sessões de cinema, após a conclusão da reabilitação e modernização da sua sala de cinema,…