A Câmara de Torres Novas aprovou os projectos de reabilitação do interior do castelo, obra orçada em 771.838 euros, e de acessibilidades ao monumento, no valor de 564.750 euros, submetidos a candidaturas a fundos comunitários.

Em comunicado, a Câmara de Torres Novas afirma que a reabilitação interior visa “criar um conceito de visita mais abrangente, que salvaguarde a memória dos factos históricos proeminentes”, estando prevista a requalificação do jardim e a remodelação dos espaços de apoio ao visitante (recepção, sala anexa e instalações sanitárias), “adaptando o espaço para a realização de manifestações culturais ao ar livre e para implementação de um conceito museológico com conteúdos que promovam a adesão interactiva e dinâmica da população”.

Quanto ao projeto de acessibilidades, o objectivo é “reconstituir no exterior o percurso pedonal que circunda a base do alambor e a construção de uma escadaria”, bem como a instalação de um elevador para acesso ao interior do monumento.

Leia também...

Cartaxo recebe exposição “Aquedutos de Portugal – Água e Património”

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai acolher a inauguração da exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e…

Ensino Superior: Conselho de Reitores faz balanço “bastante bom” das colocações

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António de Sousa Pereira, fez um balanço “bastante bom” das colocações no ensino superior…

Filme sobre imigração e regresso do festival de cinema na programação cultural de Santarém

O filme “A história de Souleymane”, sobre a experiência de um imigrante em França, e o regresso do Festival Internacional de Cinema de Santarém…

Cine-Teatro Paraíso celebra centenário com muitas novidades

Celebra-se este mês o centenário do Cine-Teatro Paraíso, em Tomar. A efeméride foi assinalada logo no dia 1 de Março, com o descerrar de…