O Município de Torres Novas irá promover, no próximo dia 13 de abril, mais um passeio interpretativo dedicado às Grutas de Lapas e Tufos Calcários com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

A iniciativa pretende dar a conhecer as Grutas de Lapas, um conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, com importância a nível nacional e internacional, e descobrir o terraço fluvial com antigas pedreiras de tufo calcário, com a vista privilegiada para a planície de inundação do rio, terras férteis, pomares e hortas.

Este passeio tem início marcado para as 9h30 nas Grutas de Lapas. A duração prevista é de 3h30, num percurso de cerca de 1 km, com nível de dificuldade baixo, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Esta é uma atividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link https://forms.office.com/e/AjHdNDErug, sendo o número de participantes limitado e a realização da atividade sujeita às condições meteorológicas.

A 2 km da cidade de Torres Novas, sob as casas e ruas típicas da aldeia das Lapas, concentra-se um labirinto de galerias escavado na rocha. As grutas, que deram o nome à aldeia, são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943.

O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. A geologia do solo – calcário mole conhecido por “tufo” – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.

Leia também...
Foto ilustrativa

PJ confirma três detidos por suspeita de corrupção na sequência de buscas em Torres Novas

Uma mulher e dois homens, “fortemente indiciados pelos crimes de corrupção, activa…
Foto ilustrativa

Detido homem que fez arder 3,5 hectares de floresta na Chamusca

Um homem, de 61 anos, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita…

Contribuintes têm até hoje para pagar a segunda prestação do IMI

Os proprietários de imóveis com um valor de IMI superior a 500…

W Shopping recebe exposição de trabalhos de alunos da UTIS

O piso 1 do W Shopping recebe até ao dia 3 de…