Start Up Torres Novas.

A isenção do pagamento de taxas de recolha de lixos e de rendas devidas ao município são algumas das medidas apresentadas hoje pela Câmara de Torres Novas Coruche para minimizar os efeitos da pandemia da covid-19.

De acordo com as medidas, aprovadas na quinta-feira, famílias, instituições e empresas ficarão isentos do pagamento das taxas de Resíduos Sólidos Urbanos entre os meses de Abril a Junho, tal como as rendas e taxas de esplanadas, bares, bancas do mercado municipal e habitação social.

A autarquia elencou 29 medidas de apoio no âmbito da pandemia que, de acordo com o mais recente balanço da Direção-Geral da Saúde, causou 246 mortos em Portugal.

O apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com produtos e equipamentos de protecção individual e a dispensa de funcionários municipais para integrarem as equipas dos bombeiros voluntários da cidade são outras das mediadas anunciadas.

A Câmara Municipal de Torres Novas vai também “isentar de pagamentos de refeições e outros serviços durante o período de crise os alunos filhos de profissionais de saúde que são acolhidos nas escolas de referência na crise”.

A autarquia vai ainda criar uma linha telefónica especial no período da pandemia e procurar “operacionalizar com a rapidez possível” testes à covid-19.

A câmara de Torres Novas quer também “promover e apoiar, das mais diversas formas, o voluntariado em todo o concelho” e admite disponibilizar “meios informáticos para a rede escolar”.

Neste ponto, a autarquia “está a aguardar por medidas estatais quanto ao ano escolar em curso”, que deverão ser anunciadas até 9 de Abril, para poder “acautelar em termos orçamentais um eventual reforço de rubricas para aquisição de equipamentos individuais e colectivos.

Leia também...

Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe exposição sobre o sobreiro

A Biblioteca Municipal da Chamusca vai acolher, de 19 Junho a 7…

Aviões da FAP vão sobrevoar Portugal para desejar um bom 2023

Dois aviões F16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) vão sobrevoar todas as…

12 milhões de investimento para garantir condições de habitação em Tomar

A secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, juntamente com a presidente…

Fórum Ribatejo defende unidade da região

Reunido recentemente em Alpiarça, o Fórum Ribatejo voltou a tomar posição sobre…