A isenção do pagamento de taxas de recolha de lixos e de rendas devidas ao município são algumas das medidas apresentadas hoje pela Câmara de Torres Novas Coruche para minimizar os efeitos da pandemia da covid-19.
De acordo com as medidas, aprovadas na quinta-feira, famílias, instituições e empresas ficarão isentos do pagamento das taxas de Resíduos Sólidos Urbanos entre os meses de Abril a Junho, tal como as rendas e taxas de esplanadas, bares, bancas do mercado municipal e habitação social.
A autarquia elencou 29 medidas de apoio no âmbito da pandemia que, de acordo com o mais recente balanço da Direção-Geral da Saúde, causou 246 mortos em Portugal.
O apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com produtos e equipamentos de protecção individual e a dispensa de funcionários municipais para integrarem as equipas dos bombeiros voluntários da cidade são outras das mediadas anunciadas.
A Câmara Municipal de Torres Novas vai também “isentar de pagamentos de refeições e outros serviços durante o período de crise os alunos filhos de profissionais de saúde que são acolhidos nas escolas de referência na crise”.
A autarquia vai ainda criar uma linha telefónica especial no período da pandemia e procurar “operacionalizar com a rapidez possível” testes à covid-19.
A câmara de Torres Novas quer também “promover e apoiar, das mais diversas formas, o voluntariado em todo o concelho” e admite disponibilizar “meios informáticos para a rede escolar”.
Neste ponto, a autarquia “está a aguardar por medidas estatais quanto ao ano escolar em curso”, que deverão ser anunciadas até 9 de Abril, para poder “acautelar em termos orçamentais um eventual reforço de rubricas para aquisição de equipamentos individuais e colectivos.