Imagem: Câmara Municipal de Torres Novas

O município de Torres Novas vai ter uma nova Unidade de Saúde Familiar. O projecto e a abertura do concurso público para a empreitada da “Unidade de Saúde Familiar Cardilium – Torres Novas” foi aprovado em reunião do executivo torrejano, realizada a 21 de Dezembro.

Segundo a nota emitida pelo município a empreitada será edificada na avenida Xanana Gusmão, junto ao Hospital Rainha Santa Isabel e “o programa funcional é o de uma USF do tipo 4 para 14 mil utentes com uma planta de configuração retangular em “L” relativamente modular, essencialmente de um piso, articulado com uma zona de estacionamento automóvel adjacente por onde se fará o acesso ao edifício, com capacidade de 67 lugares sendo 3 afetos a pessoas com mobilidade condicionada, que se localizam na zona mais próxima da entrada, e 2 estacionamentos reservados exclusivamente a ambulâncias, para além da reserva de um lugar para paragem nas manobras de carga e descarga de pacientes. O layout interno é caracterizado por uma ala dupla de gabinetes de observação e consulta que se dispõe paralelamente à avenida Xanana de Gusmão e a outra, perpendicular à anterior, constituída por uma ala simples de um corredor dando acesso a gabinetes e salas de tratamento, enquanto um segundo corredor de acesso restrito aos funcionários e agentes de saúde integra todos os compartimentos e células de apoio, bem como instalações sociais destinadas aos funcionários”.

O projecto contempla ainda a possibilidade de ampliar a infraestrutura com mais uma ala de um piso, caso haja a necessidade de o fazer no futuro. As eventuais obras de amplificação podem ser feitas sem demolir ou adaptar o edifício e sem que o seu funcionamento seja comprometido durante o tempo que as obras decorrerem.

A nova USF tem um orçamento previsto de 2.1 milhões de euros, mais IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução proposto de 550 dias.

Leia também...

Actividade assistencial dos Hospitais do Médio Tejo regista novo aumento em Julho

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) continua de forma progressiva a sua retoma da actividade assistencial, tendo registado em Julho um aumento da…

Piso 10 do Hospital de Abrantes volta a receber serviços pré-pandemia

Devido ao baixo número de casos de covid-19 na Unidade de Cuidados Intensivos.

Hospital de Santarém prevê investimentos de 22 milhões de euros de 2023 a 2025

O plano de atividades e orçamento (PAO) para o triénio 2023-2025 do Hospital Distrital de Santarém (HDS), com investimentos previstos de 22 milhões de…

Hospital de Santarém “reinventou-se” e assegurou cuidados a doentes prioritários

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) “organizou-se e reinventou-se para dar resposta à covid-19”, continuando a “prestar cuidados de saúde aos doentes oncológicos e…