Imagem: Câmara Municipal de Torres Novas

O município de Torres Novas vai ter uma nova Unidade de Saúde Familiar. O projecto e a abertura do concurso público para a empreitada da “Unidade de Saúde Familiar Cardilium – Torres Novas” foi aprovado em reunião do executivo torrejano, realizada a 21 de Dezembro.

Segundo a nota emitida pelo município a empreitada será edificada na avenida Xanana Gusmão, junto ao Hospital Rainha Santa Isabel e “o programa funcional é o de uma USF do tipo 4 para 14 mil utentes com uma planta de configuração retangular em “L” relativamente modular, essencialmente de um piso, articulado com uma zona de estacionamento automóvel adjacente por onde se fará o acesso ao edifício, com capacidade de 67 lugares sendo 3 afetos a pessoas com mobilidade condicionada, que se localizam na zona mais próxima da entrada, e 2 estacionamentos reservados exclusivamente a ambulâncias, para além da reserva de um lugar para paragem nas manobras de carga e descarga de pacientes. O layout interno é caracterizado por uma ala dupla de gabinetes de observação e consulta que se dispõe paralelamente à avenida Xanana de Gusmão e a outra, perpendicular à anterior, constituída por uma ala simples de um corredor dando acesso a gabinetes e salas de tratamento, enquanto um segundo corredor de acesso restrito aos funcionários e agentes de saúde integra todos os compartimentos e células de apoio, bem como instalações sociais destinadas aos funcionários”.

O projecto contempla ainda a possibilidade de ampliar a infraestrutura com mais uma ala de um piso, caso haja a necessidade de o fazer no futuro. As eventuais obras de amplificação podem ser feitas sem demolir ou adaptar o edifício e sem que o seu funcionamento seja comprometido durante o tempo que as obras decorrerem.

A nova USF tem um orçamento previsto de 2.1 milhões de euros, mais IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução proposto de 550 dias.

Leia também...

Alunos romenos escolhem HDS para estágio de verão

Darius Gabriel Rigman, Robert Varga, Daniel Vacarciuc, Paul Adrian Pop e Nicolae Dochian Rus são romenos e alunos do 3.º ano de Medicina. Escolheram…

Piso 10 do Hospital de Abrantes volta a receber serviços pré-pandemia

Devido ao baixo número de casos de covid-19 na Unidade de Cuidados Intensivos.

Autoagendamento da vacina já disponível para pessoas com 23 ou mais anos

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 23 ou mais anos ficou hoje disponível no portal da Direção-Geral da Saúde destinado…

Miguel Castanho dá palestra sobre “Usar e recusar ciência no ser e no saber”

Miguel Castanho é o convidado da Tertúlia “À mesa com”, do Circulo Cultural Sacalabitano com o tema “Usar e recusar ciência no ser e…