O Torreshopping recebeu esta manhã, em Torres Novas, o evento “Go Green”, no decorrer do qual assinou protocolos de colaboração com oito instituições do concelho torrejano: Câmara Municipal, Cruz Vermelha Portuguesa, Agrupamento de Escola Gil Paes, CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, ColorADD, 30PORLINHA, Bombeiros Voluntários de Torres Novas e RSTJ – Gestão e Tratamento de Resíduos.

Luis Loureiro, CEO da Widerproperty, SA, salientou que o “Go Green” “tem hoje aqui o seu início mas não vai ter fim”, já que pretende renovar-se, ano após ano, com a  manutenção destes e a chegada de novos parceiros a este projecto.

“Pretendemos trazer para a gestão de um shopping algo que é uma responsabilidade de cada um de nós, das empresas, das instituições e até dos Estados, que é a sustentabilidade ambiental, no sentido de preservarmos o planeta porque só temos este”, admitiu.

Luis Loureiro notou que a sustentabilidade, hoje, “é muito mais do que ambiental, é a sustentabilidade humana de conseguirmos tomar decisões individuais, colectivas, institucionais, do ponto de vista da preservação da forma de vivermos em sociedade”.

Assim, os protocolos hoje firmados visam, segundo o responsável, “trazer a sustentabilidade para as nossas práticas diárias e servir, com os nossos parceiros, a comunidade onde estamos inseridos”, frisou.

O “Go Green” que procura dar visibilidade ao trabalho das instituições, iniciou-se em 2021, nos centros comerciais geridos pela Widerproperty, e insere-se no âmbito das políticas ESG (Ambiente, Social e Governança) que o centro comercial está a implementar.

O evento reuniu entidades que têm como denominador comum “a promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento responsável” e serviu para “unir forças com várias entidades locais para alcançar um impacto significativo” nas medidas a protagonizar em nome da sustentabilidade que visam a redução da pegada de carbono, a promoção da reciclagem, a conservação dos recursos naturais e a sensibilização para práticas sustentáveis.

Todos os representantes das oito entidades que assinaram com a Widerproperty o protocolo usaram da palavra, resumindo aquela que é a sua actividade diária.

Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas, sublinhou a escolha destas instituições por “representarem a parte social, a protecção civil, a parte escolar, RSTJ da qual somos associados”, mostrando-se “disponível para fazer passar a mensagem”: “O que queremos no mundo é parcerias deste género, que contribuam para uma sociedade mais equilibrada”, afirmou, reforçando a importância da presença das escolas.

Seis eixos estratégicos

João Xavier, Director Geral Retail da Widerproperty explicou com detalhe o projecto “Go Green”, iniciado em 2021.

“Um dos primeiros objectivos deste programa já o cumprimos hoje: é as pessoas falarem umas com as outras, conhecerem-se, trocarem impressões, o que nem sempre é possível no dia-a-dia”, admitiu.

A missão assenta em seis eixos estratégicos e pretende que o Torreshopping seja “ponto de encontro da comunidade” e “um palco para as entidades públicas e privadas interagirem”, salientou.

O primeiro desses seis eixos é a “comunidade de parceiros” que terá no centro comercial um espaço de “interacção e de apoio à própria comunidade”.

Um segundo eixo, está relacionado com a reciclagem, missão em que os centros comerciais “foram pioneiros” em Portugal.

“Em 2024, o Torreshopping teve um aumento de cerca de 25 por cento em termos de reciclagem ao nível do papel e do cartão e de 29 por cento ao nível do plástico, metas que queremos tornar muito mais ambiciosas no futuro”, informou o Director Geral Retail da Widerproperty.

A partir de 2026 vai ser possível trocar garrafas de plástico por vouchers nas grandes superfícies o que deverá tornar esses índices bem mais positivos.

Um terceiro eixo de acção do Torreshopping e da sua empresa gestora a Widerproperty é a economia circular. Um tema que João Xavier diz ser “obrigatório”. 

“Aproveitamos o evento de hoje para lançar um novo serviço aos nossos clientes que combate o desperdício alimentar. Vamos disponibilizar caixas recicláveis para que possam levar consigo o resto das suas refeições”, anunciou.

Segundo o responsável, cada português gasta por ano 350 euros em desperdício alimentar e produz, em média, cerca de 184 quilos de desperdício alimentar por ano.

Outro eixo tem a ver com a eficiência energética do espaço, com recurso à instalação de painéis fotovoltaicos, entre outras medidas.

O Director Geral Retail da Widerproperty concluiu a sua intervenção com o eixo “fornecedores responsáveis”, uma exigência em prática na empresa.

“Uma das práticas na escolha de fornecedores é ao nível da responsabilidade social e ambiental. Escolhemos sempre empresas responsáveis que tenham uma boa política a nível social, mas também que tenham métodos de trabalho que se enquadrem com aquilo que defendemos, nomeadamente uso de embalagens reciclagens ou materiais biodegradáveis. No nosso processo de contratação temos vários critérios que os nossos fornecedores terão de cumprir”, explicou.

Todas as entidades que assinaram o protocolo com a Widerproperty tiveram oportunidade, durante o evento, de explicar publicamente a sua actividade.

E como a satisfação do cliente é a preocupação final, João Xavier espera que o projecto se traduza, também, “em resultados positivos para os nossos lojistas”, concluiu.

Na sessão usaram ainda da palavra Joaquina Romão, Directora do Torreshopping e a Directora Adjunta, Julieta Duarte, que teve a missão de implementar o projecto no terreno, nomeadamente, no contacto com as oito instituições agora protocoladas.

O Torreshopping gerido pela Widerproperty foi inaugurado em 2005, conta com 49 lojas é um centro comercial de referência na cidade de Torres Novas, com uma ampla gama de lojas de moda, tecnologia, restauração e serviços, adaptado para responder às necessidades e preferências dos clientes locais. 

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