Decorreu na tarde de sábado (dia 18) o descerramento da placa de homenagem a António Eduardo Fortes (Totói) no Estádio Municipal de Tomar que, por deliberação de Câmara de 20 de Julho de 2020, passou a ter o nome do antigo futebolista.

A cerimónia contou com a presença da família, do vice-presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, do presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa e do presidente do União de Tomar, Abel Bento. Foram ainda notórias as presenças do treinador Manuel José, antigo companheiro de equipa de Totói no União, e da equipa de veteranos do emblema tomarense.

Nas breves alocuções da cerimónia foram destacados, para além do valor desportivo, as qualidades humanas de António Fortes que fizeram dele sempre um exemplo, quer dentro, quer fora de campo, sendo por isso figura muito estimada no concelho.

Nascido no Mindelo (Cabo Verde), em 1938, Totói chegou a Tomar em 1964 para jogar no União, de que foi o primeiro futebolista profissional e um dos mais proeminentes de sempre, tendo ajudado a equipa a subir pela primeira vez à 1ª Divisão Nacional e feito parte dela nas seis épocas do escalão principal, a última já como treinador, actividade que desempenhou desde então. Adoptou Tomar como a sua terra desde então, tendo aqui falecido em 3 de Julho de 2020. A Câmara de Tomar atribuíra-lhe, em 2019, a Medalha Municipal de Mérito.

Leia também...

PSP apreende arma proibida a suspeito de violência doméstica

A PSP deteve um homem de 53 anos pela posse de arma proibida, no âmbito de processo de violência doméstica, no passado dia 9…

Semana Santa de Sardoal com grande envolvência popular recria cenários de fé e tradição

Milhares de pessoas são esperadas por estes dias no Sardoal, para as celebrações da Semana Santa, uma tradição que une moradores e instituições do…

Câmara de Santarém recebe estudantes gregos

A Câmara Municipal de Santarém recebeu a comitiva, composta por 46 alunos e oitos professores de Portugal e da Grécia, que participam no projeto…

Retirada de 40 idosos de lar ilegal em Vila Franca de Xira deve terminar hoje

Cerca de 40 idosos estão, desde terça-feira, a ser retirados de um lar ilegal encerrado pela Segurança Social em Vila Franca de Xira, revelou…