Decorreu na tarde de sábado (dia 18) o descerramento da placa de homenagem a António Eduardo Fortes (Totói) no Estádio Municipal de Tomar que, por deliberação de Câmara de 20 de Julho de 2020, passou a ter o nome do antigo futebolista.

A cerimónia contou com a presença da família, do vice-presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, do presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa e do presidente do União de Tomar, Abel Bento. Foram ainda notórias as presenças do treinador Manuel José, antigo companheiro de equipa de Totói no União, e da equipa de veteranos do emblema tomarense.

Nas breves alocuções da cerimónia foram destacados, para além do valor desportivo, as qualidades humanas de António Fortes que fizeram dele sempre um exemplo, quer dentro, quer fora de campo, sendo por isso figura muito estimada no concelho.

Nascido no Mindelo (Cabo Verde), em 1938, Totói chegou a Tomar em 1964 para jogar no União, de que foi o primeiro futebolista profissional e um dos mais proeminentes de sempre, tendo ajudado a equipa a subir pela primeira vez à 1ª Divisão Nacional e feito parte dela nas seis épocas do escalão principal, a última já como treinador, actividade que desempenhou desde então. Adoptou Tomar como a sua terra desde então, tendo aqui falecido em 3 de Julho de 2020. A Câmara de Tomar atribuíra-lhe, em 2019, a Medalha Municipal de Mérito.

Leia também...
Foto de arquivo

Ex-funcionários de empresa acusada de corrupção em caso com Moita Flores dizem que projecto era viável

Ex-funcionários da construtora de um parque de estacionamento em Santarém disseram hoje…
Foto de arquivo

Município de Tomar apoia com 248 mil euros crianças carenciadas do 1º ciclo e pré-escolar

Foram aprovados em reunião de Câmara os auxílios económicos a alunos carenciados,…

Mário Ruas já não é treinador da União de Santarém

Mário Ruas está de saída da União de Santarém. O técnico que…

Tertúlia “A arte cura?” transmitida em directo no Correio do Ribatejo

Entre os dias 8 e 14 de Outubro, no âmbito do Dia…