A ministra da Saúde recomendou este domingo, 26 de Abril, que os trabalhadores devem ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura corporal.

“Um trabalhador deve ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura” e deve alertar a entidade patronal caso registe alguma alteração, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária de actualização de informação sobre a pandemia da covid-19.

A governante salientou que, “se as pessoas sentirem que têm temperatura, devem abster-se de ir trabalhar”.

Para além da responsabilidade individual de cada trabalhador, a ministra da Saúde apontou para vários aspectos legais sobre a medição da temperatura corporal por parte da entidade patronal, salientando que tem de haver consentimento expresso do trabalhador e que o controlo tem de estar sujeito a dever de confidencialidade.

Na conferência de imprensa, a ministra da Saúde remeteu ainda para a explicação dada no sábado pelo Ministério do Trabalho, que afirmou que a medição da temperatura corporal aos trabalhadores “não se afigura inviável”, desde que não seja guardado qualquer registo da mesma.

Nessa mesma nota, o ministério referiu que o Governo vai clarificar a matéria por via legislativa.

Em Portugal, já morreram 903 pessoas das 23864 confirmadas como infectadas, e há 1329 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Dois desalojados devido a incêndio numa habitação no concelho de Tomar

Duas pessoas ficaram esta quinta-feira, 13 de Junho, desalojadas devido a um incêndio que destruiu a sua habitação, em S. Pedro, concelho de Tomar.…

Autoridades fazem buscas para encontrar jovem desaparecido no Rio Tejo

Um jovem, com cerca de 30 anos, está desaparecido desde a madrugada deste domingo, 22 de Dezembro, junto à ponte D. Luís, em Santarém,…

Prisão preventiva para homem que ameaçou matar mulher e dois filhos

Um homem de 58 anos, foi detido pelos militares do Posto Territorial da GNR de Coruche no dia 15 de Maio, pelos crimes de…

Proteção Civil declara alerta vermelho no distrito de Santarém

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou na quinta-feira, 12 de Setembro, o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal, devido…