A ministra da Saúde recomendou este domingo, 26 de Abril, que os trabalhadores devem ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura corporal.

“Um trabalhador deve ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura” e deve alertar a entidade patronal caso registe alguma alteração, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária de actualização de informação sobre a pandemia da covid-19.

A governante salientou que, “se as pessoas sentirem que têm temperatura, devem abster-se de ir trabalhar”.

Para além da responsabilidade individual de cada trabalhador, a ministra da Saúde apontou para vários aspectos legais sobre a medição da temperatura corporal por parte da entidade patronal, salientando que tem de haver consentimento expresso do trabalhador e que o controlo tem de estar sujeito a dever de confidencialidade.

Na conferência de imprensa, a ministra da Saúde remeteu ainda para a explicação dada no sábado pelo Ministério do Trabalho, que afirmou que a medição da temperatura corporal aos trabalhadores “não se afigura inviável”, desde que não seja guardado qualquer registo da mesma.

Nessa mesma nota, o ministério referiu que o Governo vai clarificar a matéria por via legislativa.

Em Portugal, já morreram 903 pessoas das 23864 confirmadas como infectadas, e há 1329 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Operação “Ano Novo” da GNR começa sexta-feira com reforço de patrulhamento

A GNR dá início na sexta-feira à operação de trânsito “Ano Novo”, que se vai estender até quarta-feira e que prevê um reforço do…

Homem morre em Mação em acidente de trabalho em fábrica de madeiras

Um homem de 53 anos morreu hoje de manhã num acidente de trabalho ocorrido numa fábrica de serração de madeiras, em Vale de São…

Trabalhadoras da limpeza do Hospital de Santarém exigem pagamento atempado

As trabalhadoras da limpeza do Hospital de Santarém voltaram hoje à greve em protesto contra a forma como a empresa para a qual trabalham,…

Primeiros resultados do estudo serológico sobre a covid-19 em Almeirim começam a ser conhecidos

Começaram a ser distribuídas as cartas com os 278 resultados do estudo serológico realizado no sábado, 23 de maio, aos profissionais dos grupos da…