Trabalhadores dos CTT de Rio Maior, no distrito de Santarém, iniciaram hoje, segunda-feira uma greve de duas horas ao início de cada período de trabalho, uma paralisação que se prolonga até ao dia 06 de dezembro.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios, afeto à Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (SNTCT/Fectrans), na sequência de uma decisão aprovada num plenário em que “foram analisadas as deficientes condições de trabalho, decorrentes da falta de trabalhadores, tendo em conta que a necessidade de acumular lucros para os acionistas se sobrepõe à obrigação de serviço público”.

De acordo com uma nota do sindicato, “a equipa de trabalho está exausta e há trabalhadores a serem seguidos por médicos da especialidade (Psicologia e psiquiatria) e outros a recorrer a fármacos do foro psicológico”.

O SNTCT denuncia ainda que “os giros não são exequíveis” e “há milhares de correspondência por entregar”, fazendo com que “os carteiros sejam confrontados diariamente pelos clientes e algumas vezes já com muita agressividade”.

Acusando os responsáveis pela estação de “nada fazerem para melhorar as condições de trabalho e o serviço prestado às populações”, o sindicato considera que “a opção pela greve se tornou inevitável”.

A Lusa questionou os CTT, mas ainda não obteve uma resposta.

Leia também...

Politécnico de Tomar desenvolve projecto de previsão de risco de fogos florestais

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) viu aprovado o projecto “FMC-Fire”, a implementar em todo o país, com vista à previsão “de tendências de…

Adega do Cartaxo entra em 2025 com sustentabilidade certificada

O ano de 2024 foi de grande dinamismo na Adega do Cartaxo – produtor da região dos Vinhos do Tejo –, a começar pelo…

Iniciativas nas escolas sensibilizam para igualdade de género

As escolas do primeiro ciclo do Entroncamento estão a dinamizar em diferentes espaços, ao longo de toda a semana, sessões de sensibilização para a…

Orçamento Participativo com quatro projectos em votação

Os quatro projectos que concorrem ao Orçamento Participativo de Sardoal vão estar em votação entre hoje e o dia 31 de agosto, informou o…