Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação epidemiológica no concelho, classificando-a de “preocupante”.

Na reunião camarária desta segunda-feira, o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, deu nota de um aumento preocupante no número de novos contágios nas últimas semanas, apelando ao “cumprimento rigoroso” das normas da DGS.

Segundo referiu, no início desta semana, estavam apenas contabilizados 27 casos agrupados em focos de contágio o que significa que os restantes se encontram dispersos na comunidade. “Temos poucos casos identificados em surtos e esse é um dado que nos preocupa”, disse Ricardo Gonçalves, explicando que, assim, se torna mais difícil controlar a escalada a epidemia.

PUBLICIDADE

No boletim de segunda-feira, 11 de Janeiro, o Município contabilizava um total de 438 casos activos, sendo que apenas cerca de três dezenas destes é que correspondiam a surtos em instituições, escolas, lares e hospital.

“Cada um de nós deve ser agente de protecção civil e de saúde”, apelou, dizendo que esta não é altura de “baixar a guarda”.

Também os vereadores socialistas Virgínia Esteves e Rui Barreiro deixaram um apelo semelhante e mostraram disponibilidade para apoiar “todas as medidas” que vierem a ser necessárias tomar para debelar a pandemia.

De referir que a actual situação epidemiológica, em comparação com o pico da segunda fase da epidemia, é de “maior homogeneidade” e de agravamento, com grande parte do território com incidências superiores a 480 casos por 100 mil habitantes.

Na última quarta-feira, 13 de Janeiro, o Concelho de Santarém registou de 91 novos casos de covid-19, estando activos um total de 553. Até ao momento, Santarém contabilizou já 2480 casos de Sars-Cov-2, tendo recuperado da doença 1867 pessoas. O total de óbito pela covid-19 no concelho é de 60.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Exame inovador detecta mais facilmente doença coronária no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de…