Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O projecto “Transporte a Pedido”, implementado em 13 municípios do Médio Tejo, é finalista dos Prémios RegioStars, um concurso da União Europeia que premeia projectos financiados por fundos europeus que sejam de excelência, foi hoje divulgado.

O projecto foi criado, em 2013, pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), com o intuito de “aumentar a cobertura da rede de transportes colectivos” existente na região.

O “Transporte a Pedido” é o único projecto português a integrar a lista de 25 projectos finalistas do RegioStars, divulgada hoje pela Comissão Europeia.

Os prémios RegioStars contemplam os melhores projectos da política de coesão em cinco categorias, nomeadamente “Europa inteligente: Aumentar a competitividade das empresas locais num mundo digital”, “Europa verde”: Comunidades verdes e resilientes em meio urbano e rural”, “Europa justa: Fomentar a inclusão e a antidiscriminação”, “Europa Urbana: Promover sistemas alimentares verdes, sustentáveis e circulares em áreas urbanas funcionais” e “Reforçar a mobilidade verde nas regiões”.

Actualmente, o serviço “Transporte a Pedido” está em operação em todos os 13 municípios do Médio Tejo, com 78 circuitos e cerca de 1.400 paragens.

O projecto abrange os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Santarém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

À semelhança do transporte colectivo regular, o ‘Transporte a Pedido’ tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular, porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDRC), que cita a presidente, Isabel Damasceno, refere que este prémio “reconhece a qualidade de um projecto pioneiro, inovador e sustentável”.

“É com orgulho que nos mantemos, pelo sexto ano consecutivo, na lista de finalistas de projectos do concurso RegioStars. Este projecto é finalista na categoria do tema do ano ‘Reforçar a mobilidade ecológica nas regiões’, o que revela a grande preocupação da região centro em facilitar o desenvolvimento de soluções eficientes em territórios de menor densidade populacional”, sublinhou.

Por seu turno, a presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas, também citada na nota, realçou a “mais-valia” do projecto, uma vez que é “uma alternativa num território que apresenta fragilidades ao nível do transporte público regular de passageiros”.

“Este serviço de transporte entre as localidades e respectivas sedes de freguesia e de concelho tem contribuído para a qualidade de vida dos nossos cidadãos, aproximando-os dos serviços essenciais. É um projecto que abrange praticamente todo o território do Médio Tejo e sobre o qual queremos continuar a investir e a apostar”, apontou.

Os vencedores do concurso RegioStars 2021 vão ser conhecidos em 02 de Dezembro.

Leia também...

Jovens detidos com droga e arma

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Torres Novas deteve um jovem…

Alpiarça presta homenagem aos Bombeiros falecidos

Alpiarça prestou uma simbólica e sentida homenagem aos Bombeiros já falecidos com…

A cultura Nipónica… Por Ricardo Segurado

Tal como em tantos outros eventos em que nós Ocidentais participamos juntamente…

Relógios atrasam uma hora na próxima madrugada

Portugal vai atrasar os relógios uma hora na próxima madrugada, dando início…