foto ilustrativa
foto ilustrativa

Os Transportes Urbanos de Fátima e de Ourém (TUFO) arrancam no dia 15 de janeiro, com dois autocarros elétricos, servindo as duas cidades e zonas limítrofes, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Ourém.

“Consiste na implementação de dois circuitos urbanos, um em Fátima e um em Ourém, feitos com viaturas elétricas que adquirimos no âmbito de uma candidatura que foi efetuada ao POSEUR [Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos], no valor de cerca de 750.000 euros as duas”, afirmou Luís Albuquerque.

Segundo o autarca, esta medida vai permitir, “tanto em Ourém como em Fátima, não só dentro das cidades, mas também no [seu] raio periférico”, ter “viaturas elétricas a circular diariamente, no sentido de facilitar o transporte e o acesso às cidades por pessoas que, eventualmente, trabalhem” ou queiram ir às cidades.

Para Luís Albuquerque, trata-se da “melhoria da mobilidade nestas duas cidades do concelho que é hoje fundamental, tendo em conta as dificuldades que muitas pessoas têm” em aceder a “um meio de transporte acessível para o efeito”.

O presidente da autarquia esclareceu que os transportes vão funcionar nos dias úteis, sendo que uma das viaturas, aos sábados e feriados, “fará o percurso Fátima-Ourém-Castelo no sentido de procurar trazer mais gente de Fátima à Vila Medieval”.

Luís Albuquerque realçou que este serviço já existiu no passado na cidade de Ourém, mas dada a sua dimensão em termos de área concluiu-se que não se justificava, sendo que, agora, o objetivo é o “circuito de Ourém não ser só feito dentro da cidade, mas alargá-lo também” a outros locais, como à zona industrial ou à Vila Medieval.

“Em Fátima nunca tivemos [este serviço], mas sentimos que também há essa necessidade, tendo em conta que existem muitas pessoas que trabalham em Fátima e podem evitar levar a sua viatura para o local de trabalho, aproveitando esta comodidade”, adiantou.

O presidente da Câmara esclareceu que o município adquiriu as viaturas e concessionou o serviço à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que, “por sua vez, através do contrato de concessão que tem com a Rodoviária do Tejo, é [esta] quem irá fazer o trabalho”.

“É preciso sensibilizar as pessoas, mas eu tenho a expectativa de que possa ser um meio de transporte importante para muitas pessoas”, declarou, exemplificando que o autocarro de Ourém irá “à zona industrial quatro vezes por dia”

No caso de Fátima, apontou que “há muita gente nessas zonas limítrofes – Aljustrel, Moimento, Casa Velha e Eira da Pedra – que moram ali e trabalham em Fátima”, esperando que nas duas situações as pessoas se habituem a evitar levar as suas próprias viaturas.

O presidente da Câmara adiantou que as viagens são a um preço acessível, para incentivar o uso dos circuitos do TUFO.

Leia também...

Município de Santarém homenageia Correio do Ribatejo pelos 134 anos de história

Na sequência da Gala Comemorativa do 134.º Aniversário do Correio do Ribatejo, que decorreu na noite de terça-feira, 8 de Abril, no Teatro Sá…

Orfeão de Abrantes celebrou 94ª Aniversário com concerto

O Orfeão de Abrantes celebrou no domingo, 7 de maio, o seu 94.º aniversário com um concerto na Igreja da Misericórdia de Abrantes, que…

Karting NERSANT com inscrições abertas

O XXIV Grande Prémio Empresarial de Karting da NERSANT – prova direccionada para o tecido empresarial que desa­fia os audazes e amantes da velocidade…

Cineteatro de Constância vai ter obras de requalificação

O Cineteatro Municipal de Constância vai entrar em obras de requalificação e modernização orçadas em cerca de 150 mil euros, disse à Lusa fonte…