A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada em 2021 a certificação pela Breast Centres Network, o que mais uma vez atesta excelência no tratamento do cancro da mama.

Segundo a sua coordenadora, Madalena Nogueira, os principais objectivos são “a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia mamária, com enfoque na patologia maligna, regendo-se por elevados padrões de rigor e qualidade”.

De acordo com a médica, esta unidade, que é centro de referência do distrito de Santarém, tem como mais-valias “a centralização da patologia maligna, a equipa especializada e multidisciplinar, o tratamento personalizado, o acesso à consulta e a humanização”.

Equipa da Unidade de Senologia

A Unidade de Senologia foi criada em 1998 e é composta por uma equipa multidisciplinar que, neste momento, integra três ginecologistas, um cirurgião geral, três imagiologistas, quatro anátomo-patologistas, quatro oncologistas médicos, dois radioterapeutas, um cirurgião plástico com dedicação à Senologia, duas enfermeiras senólogas e duas secretárias clínicas.

Um dos marcos ocorreu em 2005, com o início da cirurgia conservadora para tratamento da mama em ambulatório (admissão e saída da utente no mesmo dia, após a cirurgia), o que mais tarde veio a possibilitar a realização de cirurgia mamária radical em regime de ambulatório.

Actualmente, além da cirurgia conservadora, são diversos os procedimentos realizados em regime de ambulatório, em particular a cirurgia conservadora (tumorectomia com gânglio sentinela), mastectomia simples, esvaziamento ganglionar radical, cirurgia oncoplástica e cirurgia reconstrutiva.

A realização destes procedimentos em regime de ambulatório tem benefícios que Madalena Nogueira considera serem “irrefutáveis”, nomeadamente “o bem-estar físico e mental das utentes, o retorno precoce à actividade laboral, a redução do número de internamento e reinternamentos e a redução da probabilidade de infecções hospitalares”. Acresce, ainda, os ganhos de eficiência e a melhor gestão de recursos humanos, financeiros e logísticos do hospital.

No futuro, Madalena Nogueira ambiciona expandir, ainda mais, a Unidade de Senologia, com o aumento do número de novos casos por ano e a captação de doentes de várias áreas em redor de Santarém, assim como conseguir a acreditação por outras entidades, nomeadamente pela Sociedade Portuguesa de Senologia e a European Society of Breast Cancer Specialists (EUSOMA).

Leia também...

Programa promove actividade física no tratamento da diabetes em Rio Maior

As escolas superiores de Desporto e de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, o município e o centro de saúde de Rio Maior vão…

Enfermeiros do Centro Hospitalar Médio Tejo pedem escusa de responsabilidade

Um total de 61 enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), todos do Serviço de Urgência do Hospital de Abrantes, pediu escusa de…

HDS altera localização do serviço para doentes com suspeita de infecção respiratória e Covid-19

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai alterar a partir das 19h00, de hoje, a Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência…

Gestão do hospital de Vila Franca de Xira passa a entidade pública empresarial

A gestão do hospital de Vila Franca de Xira vai passar para o modelo de entidade pública empresarial, segundo o comunicado divulgado pelo Conselho…