Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Tribunal Central Adminstrativo Sul decretou o encerramento da fábrica de reciclagem de óleos, Fabrióleo, por considerar improcedente uma providência cautelar interposta pela empresa, contra a decisão do IAPMEI que já tinha mandatado o encerramento da mesma.

A Coordenação do Bloco de Esquerda de Santarém que avançou com a notícia do encerramento, reagiu com a agrado a esta decisão por esta ser “desde há anos um foco de poluição muito agressiva, destruidora do meio ambiente e tornando infernal a vida de quem vive numa larga periferia das instalações fabris”.

“A decisão do Tribunal Administrativo é justa e é uma vitória da prolongada luta das populações pelo direito à vida, sem mais poluição na Ribeira da Boa Água e com o fim dos cheiros nauseabundos, insuportáveis. A Ribeira da Boa Água é um afluente do rio Almonda que, por sua vez, desagua no Tejo”, refere a mesma fonte. 

Para a Distrital do BE de Santarém, a decisão do Tribunal Administrativo é “uma derrota para quem reiterada e ostensivamente polui, sem olhar à destruição do meio ambiente e sem respeitar ninguém”.

A empresa Fabrióleo tem sido alvo de contestação ao longo dos últimos anos por ser considerada uma fonte poluidora do meio ambiente, tanto no Rio Almonda, como no Rio Tejo.

A empresa tem agora um período de 10 dias para o encerramento da unidade de reciclagem de óleos de Torres Novas.

Foto: mediotejo.net

Leia também...

2019 foi o ano em que as renováveis despertaram e as emissões baixaram mais

As associações Zero e de energias renováveis consideram que 2019 foi o…

Praia Fluvial do Sorraia distinguida com Bandeira Azul

Inaugurada a 9 de julho de 2021, a Praia Fluvial do Sorraia…

Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira avança no projecto “Vamos Cuidar do Planeta”

Os alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira promoveram,…

Cartaxo já arrancou com projecto de iluminação pública sustentável

O Município vai substituir 3 mil 468 luminárias que representam cerca cinquenta…