Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Tribunal Central Adminstrativo Sul decretou o encerramento da fábrica de reciclagem de óleos, Fabrióleo, por considerar improcedente uma providência cautelar interposta pela empresa, contra a decisão do IAPMEI que já tinha mandatado o encerramento da mesma.

A Coordenação do Bloco de Esquerda de Santarém que avançou com a notícia do encerramento, reagiu com a agrado a esta decisão por esta ser “desde há anos um foco de poluição muito agressiva, destruidora do meio ambiente e tornando infernal a vida de quem vive numa larga periferia das instalações fabris”.

“A decisão do Tribunal Administrativo é justa e é uma vitória da prolongada luta das populações pelo direito à vida, sem mais poluição na Ribeira da Boa Água e com o fim dos cheiros nauseabundos, insuportáveis. A Ribeira da Boa Água é um afluente do rio Almonda que, por sua vez, desagua no Tejo”, refere a mesma fonte. 

Para a Distrital do BE de Santarém, a decisão do Tribunal Administrativo é “uma derrota para quem reiterada e ostensivamente polui, sem olhar à destruição do meio ambiente e sem respeitar ninguém”.

A empresa Fabrióleo tem sido alvo de contestação ao longo dos últimos anos por ser considerada uma fonte poluidora do meio ambiente, tanto no Rio Almonda, como no Rio Tejo.

A empresa tem agora um período de 10 dias para o encerramento da unidade de reciclagem de óleos de Torres Novas.

Foto: mediotejo.net

Leia também...

Azambuja cria projeto piloto de recolha porta-a-porta de biorresíduos

Iniciativa arrancou na Freguesia de Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da separação dos resíduos orgânicos.…

Incêndios: Mais de 90 concelhos do continente em risco máximo

Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro, são os concelhos que estão sob…

Bloco de Esquerda fala em má qualidade do Tejo e reclama de falta de informação e monitorização

O Bloco de Esquerda criticou a “má qualidade” do rio Tejo e mostrou “preocupação” com a “falta de informação sobre a monitorização dos efluentes”…

Freguesias podem inscrever projectos de boas práticas no programa Eco-freguesias XXI

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) lançou a quarta edição do programa Eco-Freguesias XXI, que pretende distinguir as boas práticas ambientais e de…