Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Tribunal Central Adminstrativo Sul decretou o encerramento da fábrica de reciclagem de óleos, Fabrióleo, por considerar improcedente uma providência cautelar interposta pela empresa, contra a decisão do IAPMEI que já tinha mandatado o encerramento da mesma.

A Coordenação do Bloco de Esquerda de Santarém que avançou com a notícia do encerramento, reagiu com a agrado a esta decisão por esta ser “desde há anos um foco de poluição muito agressiva, destruidora do meio ambiente e tornando infernal a vida de quem vive numa larga periferia das instalações fabris”.

“A decisão do Tribunal Administrativo é justa e é uma vitória da prolongada luta das populações pelo direito à vida, sem mais poluição na Ribeira da Boa Água e com o fim dos cheiros nauseabundos, insuportáveis. A Ribeira da Boa Água é um afluente do rio Almonda que, por sua vez, desagua no Tejo”, refere a mesma fonte. 

Para a Distrital do BE de Santarém, a decisão do Tribunal Administrativo é “uma derrota para quem reiterada e ostensivamente polui, sem olhar à destruição do meio ambiente e sem respeitar ninguém”.

A empresa Fabrióleo tem sido alvo de contestação ao longo dos últimos anos por ser considerada uma fonte poluidora do meio ambiente, tanto no Rio Almonda, como no Rio Tejo.

A empresa tem agora um período de 10 dias para o encerramento da unidade de reciclagem de óleos de Torres Novas.

Foto: mediotejo.net

Leia também...

IPMA explica fenómeno meteorológico em Fazendas de Almeirim

A vila de Fazendas de Almeirim e área circundante foram particularmente afectadas por um fenómeno meteorológico designado por downburst, segundo o Instituto Português do…

Movimento proTEJO rejeita construção de mais açudes e barragens no rio Tejo

O movimento proTEJO rejeitou a construção de mais açudes e barragens no rio Tejo defendidos no Projeto Tejo e aprovou um memorando onde aponta…

Movimento pelo Tejo alerta para impactos de plano hidrológico espanhol em Portugal

O proTEJO – Movimento pelo Tejo alertou o Governo para os impactos negativos para o meio ambiente em Portugal do plano hidrológico espanhol, em…

Campanha para separar lixo divulgada em 21 mil habitações

O processo de implementação da recolha selectiva de resíduos porta a porta da Ecolezíria foi divulgado presencialmente em 21 mil habitações das 25 freguesias…