Vila Nova da Barquinha candidata-se a apoio para destruir ninhos de Vespa Asiática

O Município de Vila Nova da Barquinha submeteu recentemente uma candidatura, no âmbito do Fundo Florestal Permanente do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) para apoio à destruição de ninhos de Vespa velutina, num valor de 4.125,00 euros.

A candidatura ao financiamento tem como objectivo apoiar os municípios na detecção e destruição dos ninhos e colónias desta espécie predadora de abelhas e de outros insectos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça às funções ecológicas, sociais e culturais da floresta.

A Vespa velutina tem-se expandido naturalmente ao longo do país e em 2018 a sua disseminação na área do município de Vila Nova da Barquinha foi iniciada, tendo sido detectado um ninho definitivo na margem direita do rio Zêzere, na freguesia da Praia do Ribatejo. O município consciente da importância do controlo das colónias de Vespa velutina, tomou as medidas necessárias para proceder à destruição do ninho detectado.

A Vespa velutina nigrithorax, comummente designada em Portugal por Vespa asiática, é um himenóptero da família dos vespídeos, originária do Sudoeste Asiático, do Nepal, Norte da Índia, Indonésia e do Sul da China.

A Vespa velutina é considerada em Portugal como espécie invasora, causando impactos e efeitos negativos ao nível ambiental e da biodiversidade, pela predação de insetos nativos, de onde se destacam as abelhas. A forte predação de abelhas e de outros insectos polinizadores, sobretudo no período de Julho a Novembro, tem impactos severamente negativos nas populações destes insectos que são essenciais para a polinização, levando à sua redução e consequente manutenção do equilíbrio ecossistémico.
As colónias de Vespa velutina, pela elevada agressividade comportamental que está associada a esta espécie, em particular quando perturbadas nos ninhos, constituem também um perigo para a segurança das populações, para a saúde pública e animais. 
A presença de ninhos, muito frequentemente, nas zonas urbanas, periurbanas e outros aglomerados rurais, potencia não, só o risco para as populações locais, como para os animais domésticos e fauna silvestre.

Em caso de presença de ninho suspeito no Município de Vila Nova da Barquinha, deverá ser feito o registo no portal  Plataforma SOS Vespa 

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

Deixar uma resposta