O Tribunal de Santarém condenou esta segunda-feira, 15 de Julho, os dois homens que tentaram violar três mulheres, em Setembro de 2018, no centro histórico de Santarém, a seis anos e seis meses e a cinco anos e seis meses de prisão efectiva.

Na leitura do acórdão, a presidente do colectivo justificou as penas de prisão efectiva pela necessidade de “prevenção geral elevadíssima”, pela forma “premeditada” como os dois actuaram em pleno centro histórico de Santarém e à luz do dia, escolhendo mulheres que circulavam sozinhas quando se dirigiam manhã cedo para o trabalho e uma peregrina inglesa que subia uma travessa vinda da estação de comboios da cidade.

Os dois foram condenados por um crime de violação agravada na forma tentada, dois crimes de coação sexual agravada e um crime de roubo (de um fio de ouro e da medalha que tiraram à peregrina).

Além da pena de prisão, os dois foram condenados ao pagamento de indemnizações de 5.000 euros a cada uma das duas mulheres que seguiam para o trabalho e de 7.000 euros à cidadã britânica, uma mulher com 71 anos que fazia o Caminho de Santiago.

A juíza realçou o facto de Diogo Cardoso (que sofreu a pena mais grave e que já tinha antecedentes criminais por abuso sexual de criança), ter confessado os factos, enquanto Luís Cortez adoptou uma postura “desculpabilizadora”, revelando “total ausência de interiorização” da gravidade dos factos praticados.

Diogo Cardoso vai permanecer em prisão preventiva e Luís Cortez em prisão domiciliária, podendo ambos recorrer do acórdão proferido em primeira instância para o Tribunal da Relação de Évora.

Leia também...

Número de infectados em Portugal sobe para 245

O número de casos confirmados em Portugal de infecção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 245, mais 76 do…

Benfica no Centro Histórico de Santarém em dia de jogo europeu

José Almeida é apaixonado pelo Benfica “desde sempre”. Proprietário de uma loja de antiguidades no centro histórico de Santarém, passeou-se hoje pela cidade acompanhado…

Mais de 9.500 hectares arderam em Vila de Rei e Mação

O incêndio nos concelhos de Vila de Rei e Mação consumiu mais de 9.500 hectares de florestais, cerca de metade da área ardida deste…

Municípios Portugueses do Vinho assinalam Dia Internacional dos Museus

A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Rede de Museus Portugueses do Vinho vai realizar, segunda-feira, uma videoconferência sobre “Os Museus…