O tribunal da Concorrência confirmou hoje as coimas de 225 milhões de euros aplicadas pela Autoridade da Concorrência aos bancos envolvidos no ‘cartel da banca’ e considerou que não demonstraram sentido crítico para com a conduta que prejudicou consumidores.

“A infração é muito grave, uma vez que as visadas reduziram a concorrência [no mercado de crédito] através de uma prática concertada”, afirmou a juíza Mariana Gomes Machado, na leitura da súmula da sentença do processo conhecido por ‘cartel da banca’.

O tribunal condenou a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao pagamento de 82 milhões de euros, o Banco Comercial Português (BCP) de 60 milhões, o Santander Totta de 35,65 milhões, o BPI de 30 milhões, o Montepio de 13 milhões, o BBVA de 2,5 milhões, o BES de 700.000 euros, o Banco BIC (por factos praticados pelo BPN) em 500.000 euros, a Caixa Central de Crédito Agrícola em 350.000 euros, a Union de Créditos Inmobiliarios de 150.000 euros.

O Barclays, que denunciou a prática e apresentou o pedido de clemência, não ficou obrigado ao pagamento de coima e teve apenas com uma admoestação.

A juíza disse que a principal preocupação do tribunal é que a prática de concertação de preços entre bancos não se repita e que, em julgamento, à exceção do Barclays, nenhum dos bancos demonstrou sentido crítico nem nenhuma conduta efetivamente reparadora (à exceção de códigos de conduta).

A juíza considerou que há um “grau homogéneo no comportamento” dos bancos neste conluio e que a extensão da concertação ficou explícita no exemplo de que “a recorrida CGD recebia informação do Montepio em que aditava os seus dados e remetia ao BPI”.

Leia também...

Assembleia Municipal Santarém aprova votos de repúdio por agressões a autarca e massacre na Torre Bela

Os deputados da Assembleia Municipal de Santarém aprovaram na segunda-feira, 18 de Janeiro, em reunião extraordinária, um “Voto de Repúdio” pelo Massacre Cinegético ocorrido…

Idosos confinados em lares também poderão votar antecipadamente

Os idosos que estão confinados em lares por causa da pandemia deverão poder exercer o direito de voto antecipadamente. “Tudo está a ser feito…

Greve adiou início da instrução do processo do acidente que vitimou Sara Carreira

O início da fase instrutória do processo do acidente na A1 que, em Dezembro de 2020, vitimou a cantora Sara Carreira, foi adiado devido…

Encontro regional de núcleos da Liga dos Combatentes em Santarém

O auditório Rui Manhoso, em Santarém, foi palco da reunião regional de núcleos da Liga dos Combatentes, durante a manhã de terça-feira 7 de…