Crónica: Campeonato Distrital da 1.ª Divisão | U. Santarém, 6 – Marinhais, 1

A União Desportiva de Santarém (UDS) cumpriu com uma goleada a partida com o Marinhais, obrigatória para se manter na liderança do Campeonato, em face da vitória do Coruchense, em casa, frente ao Cartaxo.

A sentir bastante a responsabilidade da primeira de três finais, nesta recta final de campeonato, em que um qualquer deslize pode ser fatal para os objectivos da equipa, a UDS entrou lenta e pareceu surpreendida com a pressão imposta pelo Marinhais a meio campo. Diga-se que a equipa de Sérgio Ricardo surpreendeu pela positiva, sobretudo na primeira parte, chegando mesmo a pedir grande penalidade por uma alegada mão de N’Damy na área escalabitana. Nos minutos seguintes, Salomão e Lucas, ambos de cabeça, visaram com perigo a baliza de Coli. O jovem guarda-redes unionista voltou a ser precioso ao travar um contra-ataque de Benjamin, um dos mais inconformados no ataque do Marinhais.

A ‘tremedeira’ de quem quer fazer tudo bem e depressa virou alívio, aos 31 minutos, com Pedro Augusto a abrir o marcador. Isolado, só teve de escolher o melhor lado perante um desamparado João Nicolau.

Colocar a bola nas costas da defesa do Marinhais, parece ter sido a receita encontrada por Mário Ruas para descansar a equipa e Pratas (36’) e Leo (44’) seguiram a preceito a receita do mister, levando a equipa para o intervalo a vencer por 3-0, um resultado demasiado pesado por tudo o que o Marinhais produziu na primeira parte.

Já com o placar a sorrir para os da casa, a UDS entrou para a segunda parte bem mais confiante. Pedro Augusto (48’) e Pratas (50’) descansaram definitivamente os adeptos, com o 4-0 e 5-0.

O recém-entrado Noque também fez o gosto ao pé, à passagem do minuto 64’, e o Marinhais obteve o seu, diga-se que justo, golo de honra, apontado por Apolinário a três minutos do fim do tempo regulamentar.

Apesar de sofrer meia dúzia de golos no campo Chã das Padeiras, o Marinhais despediu-se do jogo com uma soberana oportunidade para voltar a marcar, mas Coli fez a defesa da tarde.

O árbitro Gonçalo Pereira fez um trabalho positivo, num jogo fácil de arbitrar.

Ficha do Jogo:

Árbitro: Gonçalo Pereira, assistido por Pedro Fonseca e João Duarte.

União Desportiva de Santarém: Coli, Ronny, N’Damy, David (Bexiga, 68’), Fabinho (Tiago, Reatamento), Leo (Telmo, 61’), Pedro Augusto (Noque, 61’), Pratas, Tomás, Ganhão e Serginho.

Suplentes não utilizados: Diogo, António Gonçalves.

Treinador: Mário Ruas.

Acção disciplinar do árbitro: Cartão amarelo para N’Damy (71’).

Marinhais: João Nicolau, Coutinho, João Rego (Mauro, Reatamento), Lucas (Carvalho, Reatamento), João Abel, Rubem Rodrigues, Fred (Vítor Hugo, 65’), Apolinário, Benjamin, Caniço (Batista, 65’), Salomão (David Alves, Reatamento).

Suplentes não utilizados: Azinheira e Bruno.

Treinador: Sérgio Ricardo.

Acção disciplinar do árbitro: Cartões amarelos para João Rêgo (42’), Carvalho (67’) e Mauro (84’).

Golos: 1-0 Pedro Augusto (31’), 2-0 Pratas (36’), 3-0 Leo (44’), 4-0 Pedro Augusto (48’), 5-0 Pratas (50’), 6-0 Noque (64’), 6-1 Apolinário (87’).

Ao intervalo: 3-0. Resultado final: 6-1.

Leia também...

Maria Martins conquista medalha de bronze no Europeu de Pista

A Selecção Nacional entrou da melhor forma no Campeonato da Europa de…

Atletas da região conquistam pódios no Campeonato Nacional de Triatlo

Os ribatejanos Miguel Arraiolos (SL Benfica), Afonso do Canto (CN Torres Novas),…

Vitória de Santarém desenvolve modalidade de Futsal na Costa do Marfim

O Vitória Clube de Santarém anunciou formalmente, na passada semana, uma parceria…

“O BTT em Portugal tem tudo para continuar a evoluir”

Fábio Silva, 34 anos, atleta do Roda Livre Cartaxo Team/Casas do Ambiente,…