O Santuário de Fátima desafia este ano os jovens com novas propostas de voluntariado no apoio a peregrinos e pessoas com deficiência, realizando de dia 25 a dia 28 de Abril um encontro de preparação.

As duas propostas de trabalho voluntário, no verão, são o “Projeto SETE”, para “acolhimento aos peregrinos e imersão na mensagem de Fátima”, e a semana “Vem para o meio”, que assegura férias a pessoas portadoras de deficiência e seus pais, refere uma nota do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém.

O “Projeto SETE”, através do qual, em 2018, “mais de 80 jovens acolheram peregrinos, enquanto aprofundaram o seu conhecimento sobre a mensagem de Fátima, repete-se este ano nos mesmos moldes”, na Cova da Iria.

“Durante cinco turnos, semanais ou quinzenais, entre 29 de julho a 01 de setembro, os voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, vão poder participar em várias experiências de acolhimento, oração e partilha, nos diversos espaços do Santuário”, adianta o gabinete de comunicação desta instituição religiosa, no distrito de Santarém.

Entre 20 de Julho e 30 de Agosto, “há também a possibilidade de voluntariado” associada à semana “Vem para o meio”.

Em turnos semanais, “a mesma faixa etária é convidada a participar no acolhimento dos utentes desta iniciativa do Santuário, que proporciona um tempo de descanso” a pessoas portadoras de deficiência e seus pais.

Esta semana de voluntariado constitui “uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro, na qual os jovens são convidados a despirem-se da centralidade do ‘eu’ para darem protagonismo ao ‘tu’, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única”.

O programa do Encontro da Páscoa, entre 25 e 28 de Abril, destinado a preparar os candidatos às duas propostas de voluntariado, inclui a iniciativa “Fátima (En)contraste”, com vista ao “aprofundamento da mensagem de Fátima”.

Esta quarta edição do “Fátima (En)contraste”, no dia 26, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e com a participação do padre Rui Santiago e do ilustrador Miguel Cardoso, é centrada “na luz a que São Francisco (Francisco de Jesus Marto, falecido em 1919, com 10 anos) se refere para descrever a sua percepção de Deus, durante as aparições”, informa o Santuário.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…