Montijo viveu na noite da passada sexta- feira uma grandiosa noite de toureio equestre, apreciada por uma grande moldura humana e envolta num ambiente extraordinário. Luís Rouxinol assinalava na sua terra o 35.º aniversário da sua alternativa e teve uma festa muito emotiva e bela. Merecida!

A aposta empresarial num cartel diferente – os Rouxinóis e os Fernandes – resultou na perfeição, quer em termos de atracção de público, como ao nível técnico e artístico.

Consabidamente Luís Rouxinol e Rui Fernandes assumem conceitos distintos entre si, mas igualmente sérios e vistosos. A geração vindoura – Luís Rouxinol Júnior e Duarte Fernandes – assume idênticos conceitos, embora dando sempre algo de si, o que muito os valoriza e engrandece o toureio a cavalo.

Os “jaboneros” de Canas Vigouroux estavam bem apresentados, e cumpriram na generalidade, nunca sendo fáceis, mas exigindo as credenciais a quem os enfrentou, nomeadamente aos forcados locais, que muito padeceram para solver o seu compromisso.

Todos os marialvas triunfaram nas lides a solo e dignificaram o toureio em duas interessantes lides a duo, numa agradável sintonia técnica e artística, o que resulta muito bem quando os toureiros em praça se entendem na perfeição, como foi o caso. Luís Rouxinol – Homem muito digno e Toureiro muito bom! – teve a festa que merecia e que constitui o corolário da sua trajectória sempre em sentido ascendente, até atingir o estrelato, espaço que ocupa por pleno direito há largas temporadas.

O Grupo de Forcados Amadores de Cascais esteve nesta noite num plano muito agradável, consumando todas as sortes ao primeiro intento por intermédio de Afonso Marques Jesus, Ricardo Silva e Carlos Dias.

Os Amadores do Montijo tiveram uma noite mais afanosa e complicada. Ricardo Almeida consumou a sua sorte à terceira tentativa, a dobrar Hélio Lopes, desfeiteado nas suas duas tentativas; O terceiro toiro da corrida recolheu aos chiqueiros sem ser pegado, após várias tentativas de caras por João Paulo Damásio e Gonçalo Costa, e de duas tentativas de cernelha, goradas, por intermédio de Joaquim Consulado e Ricardo Almeida; O Cabo José Pedro Suíças salvaria a honra do convento, consumando uma boa pega à primeira tentativa.

Leia também...

Ferreira do Zêzere recebe reunião da rede dos Arquivos Municipais

Realizou-se ontem, no salão nobre dos Paços do Concelho, a reunião da…

Chamusca intervém em cruzamento com elevada sinistralidade

O Município da Chamusca realizou uma intervenção de reconfiguração do cruzamento entre…

Constrangimentos mantêm-se em várias vias do distrito

Os caudais lançados pelas barragens no Tejo diminuíram, mas os efeitos ainda…
Foto Ilustrativa

Cerca de 40 concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém,…