O troço da Estrada Nacional 114 que liga o planalto de Santarém ao cruzamento da Ribeira de Santarém e à ponte D. Luís voltou a ser encerrado hoje ao trânsito.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal justifica a decisão de voltar a interditar a circulação entre o quilómetro 76, no entroncamento com a Travessa da Calçada, e o quilómetro 77, no entroncamento com a estrada para a estação, a partir das 18:30 de hoje, com a intensa precipitação que se tem feito sentir e a previsão de que esta se irá manter nos próximos dias.

“Tal como já aconteceu anteriormente, esta decisão tem como objectivo garantir as condições de segurança de pessoas e bens e tem por base as recomendações definidas pelo LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil], as quais definem que em situações de ocorrência contínua de forte pluviosidade deverá ser interdita a circulação neste troço dado o maior risco de instabilidade da zona superior da encosta adjacente à EN114”, lê-se na nota.

A empresa afirma que vai “continuar a avaliar as condições de estabilidade da encosta, mantendo o condicionamento rodoviário até que estejam reunidas novamente as condições de segurança para a reabertura da estrada”, estando a interdição “devidamente sinalizada no local”.

O troço, com uma extensão de cerca de 1,350 quilómetros, foi encerrado em Agosto de 2014 devido a uma derrocada na encosta de Santa Margarida.

No âmbito do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, decorrente de um protocolo assinado entre a Câmara de Santarém, o Governo e a Infraestruturas de Portugal, a intervenção nesta encosta foi dada por concluída pelo município (que ficou como dono da obra) em Setembro de 2018.

A circulação foi retomada apenas no sentido descendente e interdita a veículos pesados em Julho de 2019, sendo interrompida sempre que ocorre forte pluviosidade.

Leia também...

Santa Casa promove IX Ciclo de Conferências em Economia Social

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém e José Vieira da Silva,…

Fogo de Vila de Rei e Mação dominado

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei e que…

Utentes criticam atraso das obras na urgência do Hospital de Abrantes

Os Utentes da Saúde do Médio Tejo criticaram o atraso no arranque…
Foto de arquivo

Moita Flores investigado por corrupção

O ex-presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, está a ser…