A circulação no troço da Estrada Nacional 114 entre Santarém e Almeirim vai ser reaberto ao princípio da tarde desta terça-feira, 21 de Janeiro, por estarem reunidas as condições de estabilidade da encosta adjacente à estrada, afirmou a Infraestruturas de Portugal.

Em comunicado, a empresa recorda que o encerramento, na passada sexta-feira, ocorreu “no seguimento da forte acumulação de água no terreno que ultrapassou o nível de alerta de 30 milímetros de precipitação em três dias consecutivos”.

“Tal como já aconteceu no passado mês de Dezembro, esta decisão teve como objectivo garantir as condições de segurança de pessoas e bens e tem por base as recomendações definidas pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), as quais definem que em situações de ocorrência contínua de forte pluviosidade, deverá ser interdita a circulação neste troço dado o maior risco de instabilidade da zona superior da encosta adjacente à EN114”, acrescenta.

O troço da EN114 entre o quilómetro 76 (entroncamento com a travessa da Calçada) e o quilómetro 77 (entroncamento com estrada para a Estação), na ligação entre o planalto de Santarém e a centenária ponte sobre o Tejo D. Luís, foi afectado pela derrocada da encosta de Santa Margarida em Agosto de 2014 e reaberto ao trânsito em Julho de 2019 apenas no sentido descendente, continuando interditado no sentido ascendente.

Leia também...

Enfermeiros em greve reclamam progressão nas carreiras

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) cumprem hoje um…

Delegado regional de saúde rejeita cordão sanitário em Azambuja

 A implementação de um cordão sanitário no concelho de Azambuja, “não faz…

Turismo do Alentejo e Ribatejo vai oferecer ventiladores ao Hospital de Santarém

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai adquirir ventiladores,…

Criança de 20 meses morre vítima de afogamento em piscina em Fazendas de Almeirim

Um menino de 20 meses morreu vítima de afogamento ao final da…