Foto: Victor Gago

A proteção civil registou até ao início da manhã dezenas de ocorrências, algumas delas relacionadas com a trovoada que se fez sentir durante a noite e provocou algumas ignições, no distrito de Santarém.

Segundo disse à Lusa fonte Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a região centro do país foi a mais afectada. Santarém registou oito ignições de incêndio durante a madrugada.

O mau tempo provocou dois incêndios de alguma dimensão na região de Santarém. Um fogo num povoamento florestal em Ferreira do Zêzere chegou a mobilizar 87 operacionais e 25 viaturas e um outro em Ourém mobilizou 29 operacionais e oito viaturas.

“Estas ignições foram devido à trovoada que se fez sentir, e que foram fazendo dispersar os meios ao longo dos vários distritos, mas felizmente só há a registar danos materiais de floresta”, disse à Lusa o comandante Carlos Pereira, da ANPC.

Portugal continental tem hoje 12 distritos sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causada trovoada: Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Portalegre, Beja, Lisboa, Leiria, Santarém e Castelo Branco.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Jovem ferida com gravidade em despiste

Uma jovem, com cerca de 20 anos de idade, sofreu ferimentos graves na sequência do despiste, seguido de capotamento, de um veículo ligeiro de…

Prisão domiciliária para suspeito de roubos na via pública

Um dos dois homens detidos terça-feira numa operação da GNR realizada em Rio Maior e Queluz, por roubos na via pública, vai aguardar o…

GNR recuperou arte sacra furtada de capela em Tomar

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Tomar da GNR recuperaram, terça-feira, 14 de Julho, objectos furtados no dia 4 da Capela da Carregueira, no…

Deputada do Livre exonera assessora jurídica na AR que foi candidata do partido pelo círculo de Santarém

 A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, exonerou a sua assessora jurídica no parlamento, de acordo com um despacho publicado hoje no Diário…