A U. Santarém regressou às vitórias ao vencer ontem o Caldas, por 3-0, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga 3.

Vinda de uma série negativa de seis jogos sem vencer (cinco para o campeonato) e após uma derrota pesada em casa frente à Académica na jornada anterior, havia um clima de desconfiança em torno da equipa comandada por Carlos Fernandes.

Do outro lado, o Caldas procurava regressar às vitórias no Campo da Mata, onde já não vence desde Setembro.

Os primeiros 20 minutos da partida foram de superioridade do Caldas. Foram eficazes na sua pressão, causando dificuldades à U. Santarém na sua primeira fase de construção, e conseguiram passar a maior parte do tempo com bola no meio campo defensivo da equipa scalabitana. Ainda assim, as principais situações de perigo da equipa da casa apenas surgiram de bola parada.

Mas seria a equipa visitante a inaugurar o marcador ao minuto 25. Após uma excelente circulação da bola, onde a U. Santarém passou cerca de um minuto a trocar o esférico entre os seus jogadores, Bruno Figueiredo lançou Pedro Araújo pelo lado esquerdo do ataque, que cruzou rasteiro para a zona da pequena área, onde surgiu Ricardo Apolinário a encostar para golo. Uma excelente jogada colectiva que merece ser vista e revista.

Aos 33 minutos, Leandro Alves recuperou a bola no meio campo defensivo do Caldas e progrediu sobre o lado direito, flectindo depois para dentro e rematando à figura de Luís Paulo. O Caldas reagiu através de Luís Farinha, que desferiu um remate potente à barra da baliza defendida por Gustavo Galil, por volta do minuto 39.

A U. Santarém chegava em vantagem ao intervalo, algo que já não acontecia desde o jogo frente ao Monção para a Taça de Portugal. E o início da segunda parte foi absolutamente fulcral e determinante para o fecho do jogo. Logo aos 47 minutos, Leandro Alves ampliou a vantagem, respondendo da melhor forma a uma boa jogada individual de Gustavo França sobre o lado esquerdo do ataque. Apenas cinco minutos depois, foi a vez de Leandro Alves servir Gustavo França para o 3-0. Destaque para o excelente gesto técnico do avançado brasileiro, que tirou Rodrigo Dias do caminho e rematou com o seu pior pé na cara do guardião Luís Paulo.

Com a vantagem dilatada, a U. Santarém soube gerir os acontecimentos do jogo. Fruto da excelente coesão defensiva da equipa escalabitana, à qual muito contribuiu o regresso de Jaime Simões à titularidade após longa paragem por lesão, o Caldas raramente conseguiu criar perigo. Os poucos remates que efectuaram foram sempre à figura de Gustavo Galil, que soube aproveitar a aposta de Carlos Fernandes em si, depois de dois jogos muito mal conseguidos por parte de Nuno Hidalgo.

A U. Santarém até esteve perto de chegar ao quarto golo por duas ocasiões. Primeiro, por João Ricardo, aos 73’, que numa jogada rápida de contra-ataque rematou ao lado, num lance em que se pedia o passe para a direita, onde estava Gustavo França completamente solto de marcação e em melhor posição para finalizar. Depois, por Diogo Balau, aos 76’, que numa rápida arrancada pela direita rematou para defesa apertada de Luís Paulo.

Foi quebrada, finalmente, a série de seis jogos sem vencer por parte da U. Santarém, naquele que foi o último jogo de 2024.

A equipa unionista ocupa agora a 6.ª posição com 18 pontos, a quatro do 4.º classificado Belenenses. A U. Santarém voltará à competição no dia 5 de Janeiro, onde irá receber o 1.º Dezembro, no Campo Chã das Padeiras.

Leia também...

Cinco atletas do Vitória Clube de Santarém convocados para a Selecção Nacional

Cinco atletas do Vitória Clube de Santarém foram convocados para integrar a…

Jogador do Fazendense sofre violenta agressão em pleno relvado

Alexandre Matos, jogador da Associação Desportiva Fazendense, foi alvo de um violenta…

Rosa Mota e Inês Henriques na 36ª edição dos 20 Km de Almeirim

Perto de 1.400 atletas e caminhantes participaram no domingo, 29 de Outubro,…

Vitória empata com Leões de Porto Salvo em jogo alucinante

No passado sábado, o Vitória Clube de Santarém recebeu o Leões de…