O União Desportiva de Santarém entrou com o pé direito na Liga 3 ao vencer esta tarde o Lusitano de Évora, por 1-0, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém.
O golo solitário da partida foi apontado por Marco Grilo (52’) na transformação de uma grande penalidade a castigar um derrube do guarda-redes do Lusitano, Duarte Martins, a Manu, avançado do União.
Chamado a marcar, Marco Grilo, considerado o homem do jogo, rematou forte para o lado esquerdo do guarda-redes visitante, apontando um golo que valeu os primeiros três pontos no campeonato.
Disputado sobre um calor intenso, o jogo não teve grandes momentos de futebol e na primeira parte ambos os guarda-redes foram quase meros espectadores da partida, pelo que o nulo se aceita bem no final dos primeiros 45 minutos.
Contudo a partida ficou marcada por uma decisão bem discutível do árbitro da partida, Rui Mónica (AF Lisboa) que mostrou cartão vermelho directo a castigar uma entrada de Souza sobre Mauro Andrade (41’).
Depois de terem ficado alguns cartões amarelos por mostrar, para ambas as equipas, nomeadamente a castigar uma falta sobre Madeira (28’) à entrada da área do Lusitano, foi excessivo o castigo a Souza numa entrada merecedora de amarelo.
A partir daqui o jogo mudou de tom, com o União mais recolhido no seu meio campo, apenas apostando na velocidade dos seus homens mais adiantados no terreno, nomeadamente Manu que conseguiu, aos 52’, arrancar uma falta dentro da área do Lusitano, quando se preparava para ultrapassar o guarda-redes Duarte Martins.
Até ao final do jogo, o União conseguiu segurar a vantagem que rendeu três pontos e a entrada com o pé direito da turma Scalabitana na Liga 3 (Série B).
FICHA DE JOGO
UD SANTARÉM – LUSITANO GC
Liga 3
1ª jornada – Série B
Campo da Chã das Padeiras, em Santarém
9 de agosto de 2025
Equipa de Arbitragem
Árbitro: Rui Mónica
Árbitros assistentes: Miguel Silva e Vítor Martins
Quarto árbitro: João Veríssimo
U. SANTARÉM: Hidalgo; Rui Silva (Teixeira, 76’), Pedro Pereia (Edu Marcante, 88’), Diogo Ramos (Jaime Simões, INT) e João Ricardo; Marco Grilo (CAP.), Bruno Ventura e Castro (Águas, 90+3’); Souza, Manu e Tiago Madeira (Idrissa, INT)
Suplentes não utilizados: Denivys, Rodeia, Joel Mendes e Noah Medalli
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Rui Silva (58’), Jaime Simões (65’), Manu (70’), Marco Grilo (75’) e Águas (90+6’) e cartão vermelho para Souza (42’)
LUSITANO: Duarte Martins; Bernardo Prego (Angel Gomes, 60’), Cassiano Borges (CAP.), Tiago Palancha e João Pinto; Mauro Andrade, Tiago Batista (Eurichano Carvalho, 60’) e Martim Águas; Sale Davou (Guilherme Sequeira, 60’), Franco Almara e Dida (Isnaba Graça, 68’)
Suplentes não utilizados: Joel Sousa, António Sousa, Dionísio Mendonça, Tomás Lima e Ricardo Barreto
Treinador: Ricardo Pessoa
Disciplina: cartão amarelo para Duarte Martins (53’), Guilherme Sequeira (63’) e Franco Almara (90+2’)
Golos: 1-0 por Marco Grilo (54’, g.p.)
Homem do Jogo: Marco Grilo (UD Santarém).