A U. Desportiva de Santarém goleou esta tarde o Proença-a-Nova por 6-0, em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Numa partida dominada por inteiro pela turma scalabitana, frente a uma formação de escalão inferior (1.ª Distrital da AF Castelo Branco), a história da partida resume-se à contagem dos golos, com o placard do Chã das Padeiras a ser colorido logo aos oito minutos, pelo central Bastian que apareceu a cabecear para o golo, já dentro da área e sem oposição, na sequência da transformação de um pontapé de canto.
E não foi preciso esperar muito para se gritar golo de novo no reduto da UDS, já que dois minutos depois, Seidi apareceu a desviar a bola para o segundo da equipa da casa.
Ainda no primeiro tempo, a UDS apontou mais dois golos: o 3-0, aos 36’, por intermédio de Miguel Lopes a aparecer frente ao guarda-redes visitante, no corredor direito, e a rematar forte e colocado, sem hipótese de defesa para o guarda-redes contrário.
Miguel Pinto, aos 39’, fechou a contagem ao intervalo.
Com a partida totalmente controlada, o técnico da União fez mexidas ao intervalo, poupando Grilo e Batista, entrando para os seus lugares Apolinário e Daniel Souza que mantiveram o controle do meio campo perante um Proença-a-Nova combativo, mas sem argumentos para fazer face à melhor condição e organização, individual e colectiva, da turma scalabitana.
Com dois remates ao travessão (Miguel Lopes, 48’ e Fábio Santos, 53’), o ataque scalabitano viu ainda dois golos anulados por fora de jogo.
O 5-0 surgiu de livre directo, apontado aos 78’, por Leandro Alves que havia entrado aos 67’ para o lugar de Seidi e o 6-0 surgiu em cima do minuto 90, apontado por Daniel Sousa.
A segunda eliminatória da Taça de Portugal realiza-se a 24 de Setembro, cabendo á UDS deslocar-se ao Norte, para defrontar o Dumiense, equipa da Série A do Campeonato de Portugal onde ocupa os últimos lugares da tabela classificativa com apenas um ponto ao fim de três jornadas.
No próximo domingo, em jogo a contar para a 4.ª Jornada do Campeonato de Portugal, Série C, a União desloca-se à Marinha Grande para defrontar o líder, Marinhense (15h00).
Domingo de Taça
O dia de hoje foi um domingo de Taça de Portugal em diferentes campos da região. O Amiense recebeu o Benfica de Castelo Branco e saiu da Taça, derrotado por números pesados: 0-7.
Já o Torres Novas deslocou-se na 1.ª eliminatória ao reduto do Alqueidão da Serra, tendo perdido por 3-2 sendo, consequentemente, afastado da competição.
Já ao ribatejano Alverca coube a maior goleada desta 1.ª ronda e a ‘vítima’ foi o ‘Os Gavionenses’ derrotados por claros 13-0! O Alverca defrontará a 24 de Setembro o Atlético CP na 2.ª eliminatória.
O U. Tomar foi uma das 40 equipas a ficar isenta na 1.ª eliminatória, cabendo-lhe receber na 2.ª o Pêro Pinheiro que depois de 1-1 no tempo regulamentar eliminou o Caldas, equipa sensação da prova em edições anteriores, por 5-3, nas grandes penalidades.
No total, são 152 equipas que lutam para chegar à tão desejada final e erguer o mítico troféu da prova rainha do futebol português.
Na 1.ª eliminatória participaram 112 emblemas, dos quais 41 são representantes das Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR), 53 conjuntos pelo Campeonato de Portugal e 18 clubes da Liga 3. Destes, 40 ficaram isentos da 1.ª eliminatória.
Por fim, na 2.ª eliminatória, também já sorteada, entram os clubes da Liga Portugal 2 SABSEG, enquanto os da Liga Bwin iniciam a sua participação na Taça de Portugal na ronda seguinte.