A equipa sénior do União Desportiva de Santarém apresentou-se ontem, ao fim da tarde, aos sócios e simpatizantes do clube com uma vitória por 3-2 frente ao SL Benfica (Sub 23).
Os golos da UDS foram apontados por Tiago Madeira, Tomás Castro (ex-Caldas) e Eduardo Souza (ex-Oliveira do Hospital), todos no segundo tempo. O SL Benfica (Sub 23) abriu o activo ao cair do pano da primeira parte, por intermédio de Jaden Umeh. João Afonso fechou a contagem para o Benfica em cima do minuto 90.
Para este jogo de apresentação aos sócios do União, o técnico Carlos Fernandes escalou Nuno Hidalgo na baliza, Rui Silva (ex-1.º Dezembro) a defesa direito, João Ricardo na esquerda e os centrais Diogo Ramos (ex-Alverca B) e Eduardho Marcante (emprestado pelo Santa Casa). No meio campo, Marco Grilo, Idrissa Camará (ex-Estrela Amadora B) e Tomás Castro (ex-Caldas) e na frente Manu, Bruno Ventura e Tiago Madeira.
Foram ainda utilizados, ao longo do jogo, Pedro Pereira (ex-Lugo), Eduardo Souza (ex-Oliveira do Hospital), Gonçalo Águas (ex-1.º Dezembro), Denivys (emprestado pelo Santa Clara), Rodrigo Teixeira (ex-Estrela Amadora B), Noah Medalli (ex-Troyes B), Jaime Simões, Joel Mendes ex-Atlético) e Rafael Midões (ex-Junior UDS).
Ainda sem pontas de lança no plantel, aguardava-se a chegada de dois pontas de lança, um deles oriundo do Brasil, já no início desta semana para preencher esta importante lacuna em vésperas do primeiro jogo “a sério” já para a 1.ª jornada da Liga, este sábado, dia 9, às 18h00, no Campo Chã das Padeiras, frente ao Lusitano de Évora.
Dada a ausência de um ponta de lança no eixo da linha avançada da União, neste jogo de apresentação, Carlos Fernandes teve de recorrer a um ataque mais móvel, com Manú (melhor em campo), Madeira e Ventura a serem “setas” apontadas à baliza ‘encarnada’, sempre com uma boa dinâmica ofensiva apostada na velocidade de execução e desmarcação, dando mostras de uma equipa já bem entrosada nesta fase inicial da época.
Logo ao quarto de hora, Bruno ventura disparou forte e colocado ao ângulo superior direito da baliza ‘encarnada’ mas o golo foi anulado por pretenso fora-de-jogo no início da jogada que não descortinámos.
Apesar do futebol ‘alegre’, baseado na entrega e disponibilidade da equipa da casa seria o Benfica a marcar através de um remate de fora da área de Jaden Umeh.
Após o reatamento ficou na retina o pontapé de bicicleta de Tiago Madeira a fazer a igualdade e a bonita jogada que colocou o UDS na frente do marcador com Tiago Madeira a fugir à defesa contrária na direita do ataque do União e a servir Tomás Castro que só teve de empurrar para o golo, em mais um rápido lance de ataque da turma unionista.
O estreante Eduardo Souza elevou para 3-1, antes das sucessivas paragens para substituições, numa partida em que tinham, naturalmente de jogar todos.
Um jogo agradável de seguir, com as bancadas bem compostas de público, que deixa boas perspectivas para o que aí vem, bem mais a sério, já no próximo sábado à tarde, frente ao Lusitano de Évora, em jogo a contar para a 1.ª jornada da Liga 3 (Série B).