Balanço da actividade assistencial no Hospital e nas unidades de saúde de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira revela crescimento em todos os principais serviços à população. A Unidade Local de Saúde (ULS) Estuário do Tejo realizou em 2024 mais de 716 mil consultas, representando um crescimento de 2,6% face ao ano anterior.

No Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) foram realizadas 151 692 consultas externas, mais 2,2% do que em 2023, enquanto nas outras unidades de saúde dos cinco concelhos que integram a ULS (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira) o número de consultas subiu 2,8%, tendo totalizado 564 519, informa aquela unidade hospitalar em nota enviada ao ‘Correio do Ribatejo’.

De acordo com os dados agora apurados, e segundo a nota, a actividade de cirurgia no HVFX registou um forte impulso em 2024, tendo sido realizadas 11 489 cirurgias programadas, um crescimento de 10,7%. Especial destaque para o ambulatório, com 9 488 cirurgias realizadas, mais 15,4% do que em 2023 e mais 23,1% do que em 2019, o último ano antes da pandemia.

Ainda no HVFX, registou-se um crescimento de 2,8% nos episódios de urgência, que totalizaram 140 425 atendimentos em 2024.

Nos cuidados de saúde primários prestados em várias unidades dos cinco concelhos, além do aumento de 1,9% nas consultas médicas, foi observado um crescimento de 6,2% nas consultas de enfermagem.

A nota refere ainda que nestas unidades, assume particular relevo o acréscimo de 61% nas consultas de medicina dentária, que totalizaram 4 390.

Para o presidente da Conselho de Administração da ULS Estuário do Tejo, Carlos Andrade Costa, “estes resultados da actividade assistencial em 2024 reflectem o trabalho que temos vindo a desenvolver, através de um vasto conjunto de iniciativas, no sentido de garantir cuidados de saúde atempados e de qualidade a todos os utentes dos cinco concelhos abrangidos pela Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo”.

Para este responsável, a criação da ULS veio permitir “uma prestação de cuidados de saúde mais integrada, com evidentes ganhos para um acompanhamento de proximidade aos utentes e às próprias famílias”, conclui a mesma nota.

Leia também...

Governo limita a 15% margem de lucro em equipamentos de protecção e testes rápidos

O Governo vai limitar a 15% a margem de lucro na venda…

Câmara de Almeirim monta 120 camas de prevenção para a Covid-19 no concelho

A Câmara Municipal de Almeirim montou duas Zonas de Concentração e Apoio…

HDS participa em processo de colheita de órgãos que dá origem a quatro transplantes

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) participou no passado mês de Novembro…

CHMT apela à dadiva de sangue nas suas unidades hospitalares

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) lançou um apelo à população…