A equipa de audiologistas da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), integrada no Serviço de Otorrinolaringologia, vai promover a iniciativa “Surdez Infantil”, no âmbito do Dia Mundial da Audição e com um conjunto de várias sessões dedicadas à promoção da saúde auditiva em idade pediátrica. As sessões terão lugar no próximo dia 03 de Março, entre as 09h30 e as 13h00, no Auditório do Hospital Distrital de Santarém.
O programa inclui a apresentação de um Projeto Piloto de Rastreio Auditivo Escolar desenvolvido na ULS Lezíria e serão também atualizados conhecimentos sobre os exames audiológicos em idade pediátrica e o processamento auditivo central (PAC), reforçando a articulação entre diagnóstico e intervenção precoce.
A iniciativa, contempla ainda uma sessão dedicada ao papel da terapia da fala na surdez infantil e contará com a participação de Melissa Cravo, presidente da Associação Portuguesa de Audiologistas, destinando-se a todos os profissionais da ULS Lezíria, bem como a outros interessados.
Na ULS Lezíria, a audiologia integra o Serviço de Otorrinolaringologia desde 1996 e conta atualmente com três audiologistas dedicadas à prevenção, diagnóstico e reabilitação auditiva e vestibular.
Desde outubro de 2005, a unidade realiza o Rastreio Auditivo Neonatal Universal, permitindo a deteção precoce da surdez congénita em recém-nascidos e garantindo uma intervenção atempada para minimizar os impactos no desenvolvimento e na inclusão escolar e social das crianças.
