O Serviço das Especialidades Cirúrgicas da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) assinalou esta segunda-feira, 17 de Novembro, no hall de entrada do Hospital Distrital de Santarém, o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da próstata.

A sessão foi aberta por Madalena Cruz, enfermeira gestora do serviço, que sublinhou a importância da iniciativa.
“O “Novembro Azul” é mais do que uma cor ou símbolo – é um compromisso com a vida. É o momento de reforçarmos a importância de consultas regulares, de exames preventivos e, acima de tudo, de conversar sem vergonha sobre a saúde do homem. Porque quanto mais cedo o cancro da próstata é detectado, maiores são as hipóteses de cura”, destacou.
No decorrer do evento, Rui Abreu, urologista, alertou para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.
“O cancro da próstata é um tumor que se consegue dividir em vários riscos, risco intermédio e alto risco. Ainda há muito por saber sobre como se comporta, mas é fundamental fazer o diagnóstico precoce. O cancro da próstata tem tratamento e, embora possa haver algumas sequelas, tem cura”, advertiu.
Já Fátima Lopes, enfermeira diretora do Conselho de Administração da ULS Lezíria, reforçou a necessidade da prevenção.
“É através de iniciativas simples e simbólicas, como esta, que se transmite a mensagem de prevenção e promoção da saúde”, salientou.
A campanha de sensibilização, promovida pela equipa de enfermagem do serviço de Especialidades Cirúrgicas e que se prolonga até ao dia de amanhã, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do rastreio do cancro da próstata, destacando o papel do diagnóstico precoce e de hábitos de vida saudáveis na proteção da saúde masculina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Utentes de Vila Franca de Xira protestam contra fecho de urgências de pediatria

Utentes de Vila Franca de Xira vão protestar neste sábado contra o encerramento das urgências de pediatria e em defesa do Serviço Nacional de…

Federação apela para dádiva de sangue e promove recolhas em Almeirim e Rio Maior

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou à dádiva de sangue e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A-…

Doentes internados do Hospital de Santarém combatem solidão através de videochamada

O internamento no Hospital Distrital de Santarém não tem sido fácil para os doentes em tempo de pandemia, que se vêem privados de receber…

Autarca quer novo Centro de Saúde no concelho do Cartaxo

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assumiu, na reunião de Câmara Municipal que decorreu ontem, dia 5 de Julho, no…