O Serviço das Especialidades Cirúrgicas da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) assinalou esta segunda-feira, 17 de Novembro, no hall de entrada do Hospital Distrital de Santarém, o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da próstata.
A sessão foi aberta por Madalena Cruz, enfermeira gestora do serviço, que sublinhou a importância da iniciativa.
“O “Novembro Azul” é mais do que uma cor ou símbolo – é um compromisso com a vida. É o momento de reforçarmos a importância de consultas regulares, de exames preventivos e, acima de tudo, de conversar sem vergonha sobre a saúde do homem. Porque quanto mais cedo o cancro da próstata é detectado, maiores são as hipóteses de cura”, destacou.
No decorrer do evento, Rui Abreu, urologista, alertou para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.
“O cancro da próstata é um tumor que se consegue dividir em vários riscos, risco intermédio e alto risco. Ainda há muito por saber sobre como se comporta, mas é fundamental fazer o diagnóstico precoce. O cancro da próstata tem tratamento e, embora possa haver algumas sequelas, tem cura”, advertiu.
Já Fátima Lopes, enfermeira diretora do Conselho de Administração da ULS Lezíria, reforçou a necessidade da prevenção.
“É através de iniciativas simples e simbólicas, como esta, que se transmite a mensagem de prevenção e promoção da saúde”, salientou.
A campanha de sensibilização, promovida pela equipa de enfermagem do serviço de Especialidades Cirúrgicas e que se prolonga até ao dia de amanhã, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do rastreio do cancro da próstata, destacando o papel do diagnóstico precoce e de hábitos de vida saudáveis na proteção da saúde masculina.









