O Serviço das Especialidades Cirúrgicas da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) assinalou esta segunda-feira, 17 de Novembro, no hall de entrada do Hospital Distrital de Santarém, o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da próstata.

A sessão foi aberta por Madalena Cruz, enfermeira gestora do serviço, que sublinhou a importância da iniciativa.
“O “Novembro Azul” é mais do que uma cor ou símbolo – é um compromisso com a vida. É o momento de reforçarmos a importância de consultas regulares, de exames preventivos e, acima de tudo, de conversar sem vergonha sobre a saúde do homem. Porque quanto mais cedo o cancro da próstata é detectado, maiores são as hipóteses de cura”, destacou.
No decorrer do evento, Rui Abreu, urologista, alertou para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.
“O cancro da próstata é um tumor que se consegue dividir em vários riscos, risco intermédio e alto risco. Ainda há muito por saber sobre como se comporta, mas é fundamental fazer o diagnóstico precoce. O cancro da próstata tem tratamento e, embora possa haver algumas sequelas, tem cura”, advertiu.
Já Fátima Lopes, enfermeira diretora do Conselho de Administração da ULS Lezíria, reforçou a necessidade da prevenção.
“É através de iniciativas simples e simbólicas, como esta, que se transmite a mensagem de prevenção e promoção da saúde”, salientou.
A campanha de sensibilização, promovida pela equipa de enfermagem do serviço de Especialidades Cirúrgicas e que se prolonga até ao dia de amanhã, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do rastreio do cancro da próstata, destacando o papel do diagnóstico precoce e de hábitos de vida saudáveis na proteção da saúde masculina.

Leia também...

Comemorações do Dia Mundial do Coração em Santarém

As comemorações do Dia Mundial do Coração em Santarém têm lugar a 29 de Setembro, dia em que se assinala esta efeméride, no Jardim…

Utentes sinalizam problemas nas comunicações com centros de saúde no Médio Tejo

Os utentes da região do Médio Tejo deram conta de “grandes problemas nas telecomunicações e de apoio telefónico” a partir dos centros de saúde,…

Psiquiatria do Hospital de Santarém distinguida pelo Prémio BPI “la Caixa” Capacita

O projeto OficINa.Com da Associação r.INseRIR – ‘Oficinas Para Todos E Para Cada Um’, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital…

HDS aumenta capacidade de resposta no tratamento da doença arterial

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) aumentou nos últimos anos a capacidade de resposta no tratamento da doença arterial nos seus utentes. Segundo o…