A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) reitera que o Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Santarém se encontra a funcionar de forma regular, “garantindo cuidados de saúde humanizados, seguros, com qualidade e efetividade”, assegurou hoje em comunicado.
Segundo a nota de imprensa, nos últimos dias tem-se registado um aumento da afluência aos serviços de urgência do Hospital de Santarém, aumento esse associado sobretudo à maior incidência de gripe e de outras infeções respiratórias sazonais, o que tem originado igualmente um crescimento no número de doentes internados, “em função da severidade clínica dos casos observados”, colocando “desafios acrescidos também na gestão dos internamentos”, justifica.
A unidade local de saúde afirma que o atual contexto exige “uma gestão mais rigorosa dos recursos disponíveis” e, em determinados momentos, a “adoção de medidas excecionais”, assegurando que a prestação de cuidados de saúde “decorre sempre com qualidade e em condições de segurança para utentes e profissionais”.
Entre as medidas implementadas pela ULS Lezíria, no âmbito do respetivo plano de contingência, destacam-se o ajustamento da atividade assistencial programada não urgente e a reorganização interna de camas e de áreas de internamento, com vista à otimização da resposta às situações clínicas agudas.
Paralelamente, continuam a ser avaliadas e, sempre que necessário, implementadas outras medidas de reforço, “de forma a assegurar uma resposta eficaz e a manutenção da qualidade assistencial nas áreas da urgência e da emergência”, concluiu.
