De forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, foi hoje inaugurada a exposição “Estima e não Estigma”, promovida pela Associação r.INseRIR, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria).

A exposição estará patente no hall de entrada, na zona de consultas externas e no departamento de psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém.

Durante a inauguração, Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, saudou os presentes e enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação: “Um dos grandes focos do trabalho da Associação r.INseRIR tem sido trabalhar na redução do estigma da saúde mental. Quero dar os parabéns à associação e aos seus artistas”, afirmou. A presidente do CA também sublinhou a possibilidade de adquirir as obras em exposição, através da leitura de um QR code, cuja venda reverte a favor da associação e dos artistas.

Nazaré Matos, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, congratulou  o trabalho da Associação r.INseRIR e aproveitou para recordar a importância da arte no processo de recuperação da saúde mental, inspirando-se em Nise da Silveira, pioneira da arte terapêutica:  “A arte é uma poderosa arma no apoio à cura da doença mental, e isso está bem explícito nesta exposição.”

Teresa Massano, enfermeira responsável do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, relembrou o percurso e evolução da associação:  “É a sexta exposição que estamos a realizar. Desejo que apreciem e gozem as emoções que as obras vos vão transmitir.”

Por sua vez, Marta Bacelar, administradora hospitalar e membro da Associação r.INseRIR, agradeceu a António Calixto, curador da exposição e membro da Associação, que selecionou e organizou as obras: “A exposição vai transmitir-vos um pouco do que acontece na OficINa. Foi o António que escolheu as obras, conversou com os artistas, e eles deram um pouco de si, ao escreverem sobre o que sentiram e porque criaram cada peça. Apreciem a obra e a arte. A arte leva-nos para outros mundos e ainda bem que há artistas que nos fazem sentir isso”, concluiu.

Recorde-se que a Associação r.INseRIR, fundada em 2018, desenvolve projetos focados na inclusão social de pessoas com doença mental, com destaque para as oficinas de arte, utilizando a arte como ferramenta terapêutica e de reabilitação. Estas oficinas ajudam os participantes a desenvolver competências pessoais e profissionais, ao mesmo tempo que combatem o estigma social ao expor suas criações ao público. Através da arte, pretende-se promover a autoestima dos participantes e reforçar a sua integração na sociedade.

Leia também...

Serviço de Urgências em Abrantes vai ser requalificado num investimento de 2,9ME

As obras de requalificação, modernização e expansão das Urgências Médico-Cirúrgicas no Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vão custar 2,9…

Elementos do Vitória Clube de Santarém aprendem a salvar vidas com a Cruz Vermelha

11 elementos Vitória Clube de Santarém marcaram presença num curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilação Automática Externa, no passado fim-de-semana, numa iniciativa…

Casos positivos de Covid-19 com aumento significativo em Tomar

O balanço efectuado na primeira reunião do ano 2021 da Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar, revela um aumento significativo de casos positivos…

Utentes da Saúde recebem garantia que obras na Urgência de Abrantes vão avançar

As obras de requalificação nas Urgências do Hospital de Abrantes vão avançar, tendo sido finalmente assinada “a portaria de extensão”, foi hoje revelado por…